PEC acaba com gratuidade para pós e extensão em rede pública

Brasília-DF, domingo, 8 de junho de 2025


Brasília, sexta-feira, 11 de julho de 2014 - 14:31

ENSINO SUPERIOR

PEC acaba com gratuidade para pós e extensão em rede pública


Fonte: Agência Câmara

Proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso acolhida, segue para análise de comissão especial criada para esta finalidade

Em tramitação na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição 395/14 especifica que a educação na rede pública será gratuita apenas nos cursos regulares.

De acordo com o autor, deputado Alex Canziani (PTB-PR), o objetivo é excluir do princípio constitucional da gratuidade as atividades de extensão caracterizadas como cursos de treinamento e aperfeiçoamento, assim como os cursos de especialização.

Canziani argumenta que esses cursos "geralmente se dirigem a públicos restritos, quase sempre profissionais e empregados de grandes empresas, constituindo importante fonte de receita própria das instituições oficiais".

O autor lembra ainda que, há anos, diversas instituições públicas de educação superior já consideram a oferta de tais atividades como não abrangidas pelo princípio da gratuidade.

O tema, porém, tem gerado controvérsias e questionamentos judiciais, segundo afirma. "Caso as instituições públicas venham a ser obrigadas a deixar de cobrar por esses cursos, certamente deixarão de oferecê-las, com graves prejuízos para a economia nacional e perdas significativas de receitas próprias", diz.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com