Brasília, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 - 11:16
ROTATIVIDADE
MTE: metade das demissões são realizadas por 5% das empresas
Fonte: MTE
Apenas 111 mil empresas foram responsáveis pelo desligamento de mais de 12 milhões de trabalhadores em 2009. Micro e pequenas empresas não são as principais responsáveis pela maior parte dos contratos rompidos
Em 2009 foram desligados do mercado de trabalho 19.264853 trabalhadores, que se situavam em 2.038.168 estabelecimentos, que representam 63,2% do total de empresas declaradas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do último ano.
Mais de 111 mil empresas (5,5% do total) foram responsáveis pelo desligamento de 12.348.596 trabalhadores, que representam 62% dos desligados.
Essas empresas tiveram mais de 25 desligamentos no ano, concentrando a maior parte da quebra de vínculos.
Aproximadamente 53% dos estabelecimentos tiveram um ou dois desligamentos no período, representando apenas 7,2% dos vínculos desligados (1.434.677 desligados).
O estudo mostra que os pequenos e micro estabelecimentos podem apresentar altas taxas de rotatividade, embora não sejam os principais responsáveis pela maior parte dos contratos rompidos.
"Aquela idéia de que a micro e pequena empresa roda muito não se confirma de fato, porque o contingente expressivo é desses 111 mil estabelecimentos, que no geral são de médias e grandes empresas", comentou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao apresentar o estudo "Movimentação Contratual no Mercado de Trabalho Formal e Rotatividade no Brasil".
E acrescentou: "Com esses dados temos uma fotografia real da rotatividade de mão de obra e podemos cruzar, por exemplo, as informações do seguro desemprego e desenvolver políticas públicas".
A taxa média de rotatividade por estabelecimento no período de 2007 a 2009 ficou em 32%, quatro pontos percentuais abaixo da taxa média de rotatividade, que ficou em 36% no mesmo período.
"No cálculo feito por estabelecimento já é considerado o crescimento da economia e da geração de empregos, que faz com que a rotatividade acabe baixando um pouco, mas apresentando a mesma tendência", esclarece Lupi.
Últimas notícias
Mulheres expõem desgaste extremo da escala 6x1 e pressionam Câmara por jornada digna
13/5 - 9:58 |
As vítimas da Covid e a memória sem justiça
13/5 - 9:50 |
Fim da escala 6×1 deixa de ser pauta sindical e vira batalha política nacional
11/5 - 19:2 |
NR-1 do MTE entra em vigor no mês do combate ao assédio no trabalho
11/5 - 18:52 |
Para além do neodesenvolvimentismo
Notícias relacionadas
Mulheres expõem desgaste extremo da escala 6x1 e pressionam Câmara por jornada digna
13/5 - 9:50 |
Fim da escala 6×1 deixa de ser pauta sindical e vira batalha política nacional
11/5 - 19:2 |
NR-1 do MTE entra em vigor no mês do combate ao assédio no trabalho
11/5 - 18:52 |
Para além do neodesenvolvimentismo
11/5 - 18:34 |
Senadores bolsonaristas tentam sabotar PEC da redução da jornada e escala no Congresso

