Brasília, segunda-feira, 28 de abril de 2025 - 17:47
1º de maio: Brasília terá marcha para levar reivindicações a Lula
Na semana do Dia Internacional dos Trabalhadores, centrais realizam Marcha da Classe Trabalhadora, nesta terça-feira (29), com caminhada até o Congresso para entrega de carta ao presidente

As centrais sindicais organizam marcha, nesta terça-feira (29), em Brasília, como parte da Jornada Nacional de Lutas da Classe Trabalhadora. A concentração vai ser a partir das 8h, no estacionamento do Teatro Nacional, na Praça da Cidadania.
Estão confirmadas participações da Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).
Também estarão presentes a CUT (Central Única dos Trabalhadores), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), Pública e Intersindical Central.
Os presidentes das entidades irão conceder entrevista coletiva à imprensa antes do início da Marcha da Classe Trabalhadora.
Para o SAEP, o momento é de juntar-se à luta. “É muito importante que os auxiliares em administração escolar tenham a consciência de que somente indo às ruas, somando forças, seremos notados, vistos”, ressalta a presidente da entidade, Maria de Jesus da Silva.
Encontro com Lula
Às 10h30, todos percorrerão a Esplanada dos Ministérios rumo ao Congresso Nacional. Ao fim da caminhada, os presidentes das centrais serão recebidos pelo presidente Lula (PT), no Palácio do Planalto.
O encontro será para a entrega de carta ao chefe do Executivo. O documento reúne a pauta de reivindicações da classe trabalhadora.
Reivindicações
No texto, as preocupações atuais que estão na agenda dos trabalhadores, com destaque para o fim da escala 6x1; a redução da jornada de trabalho sem redução salarial; a isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil e taxação dos super ricos, entre outros.
Mas as inquietações não param aí. Tema como a questão da “pejotização” tem causado grande apreensão.
O STF (Supremo Tribunal Federal) irá julgar de modo definitivo a regra que será usada para considerar, em casos específicos, se há ou não fraude na contratação de pessoa jurídica.
O SAEP acompanha os debates em todas as questões mencionadas.
Com agências
Últimas notícias
Expediente do SAEP no feriado de 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador
26/4 - 18:10 |
Papa Francisco: pontífice progressista, que apoiava o movimento sindical
26/4 - 18:3 |
SAEP e Sindepes negociam para fechar Convenção e reajustar salário
23/4 - 15:30 |
SAEP inicia negociação salarial com instituições superiores
17/4 - 19:33 |
TCDF quer sua opinião sobre transporte público coletivo por ônibus