Brasília, terça-feira, 7 de agosto de 2012 - 11:1
MENTIRA TEM PERNA CURTA
Sindicato esclarece inverdades da “oposição” sobre processo eleitoral
Justiça decide pela continuidade do processo. Legitimação do pleito é demonstrada na prática

O processo eleitoral do SAEP ocorre com normalidade. As datas foram divulgadas no site da entidade e em jornal de grande circulação no DF. Veja no rodapé desta matéria os textos que publicizaram os eventos que antecederam as eleições, nos dias 6 e 7 de agosto – nestas segunda e terça-feira.
Inicialmente, cabe esclarecer à "oposição", que sabe disso, mas quer contaminar o processo com inverdades, que a atual diretoria não desrespeitou nenhuma decisão da Justiça. Pelo contrário, pois a Justiça decidiu que a outra chapa fosse inscrita e isto foi feito.
Após a inscrição da lista foi aberto prazo para impugnação. E no prazo estatutário, a lista incompleta da outra chapa não foi homologada, pois não cumpria os requisitos mínimos para concorrer ao pleito em curso.
As duas razões fundamentais que levaram à impossibilidade de inscrição da "oposição" foi que apresentaram uma lista incompleta de nomes. O estatuto exige 24 membros na chapa. Os representantes da "oposição" apresentaram 21 nomes.
E dentre esses havia quatro nomes irregulares – dois estavam afastados das atividades profissionais pelo INSS e outros dois tinham menos de um ano na categoria e por isso não podiam ser votados, conforme determina o estatuto.
Legitimidade e representatividade
A legitimação do processo está sendo mostrado na prática. Os sindicalizados em seus locais de trabalho estão votando e participando democraticamente do processo eleitoral.
A participação maciça nas eleições demonstra o reconhecimento dos filiados ao SAEP e a representatividade da entidade, que é composta de trabalhadoras e trabalhadores de diversas instituições de ensino, tanto da Educação Básica, quanto do Ensino Superior.
Ao contrário da chapa impugnada, cuja grande maioria é de uma única empresa. E que por esta razão não representa a categoria dos trabalhadores em educação.
O que a categoria está rejeitando é a omissão dos "líderes" da "oposição" que só apareceram agora – depois de aberto o processo de renovação da Diretoria do SAEP – para pedir o voto dos trabalhadores sem nada ter feito por eles.
Eleição antecipada
Uma razão fundamental levou a diretoria do Sindicato a antecipar as eleições:
- vários membros da diretoria do SAEP, por problemas pessoais, abandonaram a atividade sindical. Inclusive, os "líderes" da "oposição", que ficaram dois anos afastados pelo INSS. Obviamente que isto estava comprometendo as atividades do Sindicato e a diretoria entendeu, então, que era preciso solucionar os problemas das vacâncias.
Além disto, estamos em campanha salarial e a antecipação é para que possamos, no segundo semestre, dedicar toda a nossa atenção para lutar pela ampliação de direitos para os trabalhadores, como auxílio alimentação, ganho real e plano de saúde, dentre outros. Reivindicações estas tão necessárias para a categoria.
Justiça nega pedido da "oposição"
A Justiça do Trabalho negou pedido da "oposição" para anular todo o processo eleitoral e, inclusive, suspender imediatamente a coleta de votos.
Na última sexta-feira (3), a "oposição" demonstrando total desespero ingressou novamente na Justiça do Trabalho para cancelar todo o processo eleitoral, inclusive a coleta de votos que ocorreu na segunda-feira (6) e ainda acontece nesta terça.
Portanto, a medida drástica pleiteada pela "oposição" foi negada pela Justiça.
O processo eleitoral do SAEP segue normalmente com grande votação e participação da categoria.
Leia também:
- Eleições do SAEP: urnas itinerantes percorrem instituições para coletar votos dos filiados
- SAEP realiza eleições para renovação da diretoria nos dias 6 e 7 de agosto (segunda e terça)
- Eleições do SAEP: termina prazo para registro e uma única chapa se inscreve
Últimas notícias
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
8/9 - 11:51 |
Aragarças, Jacareacanga, 1964, 8 de janeiro e anistia
5/9 - 16:25 |
Aberto prazo para manifestação de oposição no Ensino Superior
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
Notícias relacionadas
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
1/8 - 11:25 |
SAEP convoca para 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
31/7 - 15:4 |
Assinada Convenção Coletiva do Ensino Superior 2025/2027
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha