Brasília, sexta-feira, 15 de maio de 2026 - 9:38
Auxiliares da Educação Básica terão reajuste de 5,11% no DF
Correção salarial prevista na Convenção Coletiva 2025/2027 começa a valer em maio e inclui reposição da inflação, ganho real e atualização de benefícios da categoria
O reajuste salarial garante reposição da inflação, com ganho real de 1%. Assim, os auxiliares de administração escolar da Educação Básica do Distrito Federal terão reajuste salarial de 5,11%, a partir de 1º de maio de 2026.
O percentual foi definido na Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2027 firmada entre o SAEP e o Sinepe-DF.
O índice contempla a reposição integral do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado entre maio de 2025 e abril de 2026, além do ganho real previsto nas cláusulas econômicas da Convenção Coletiva.
De acordo com o acordo firmado entre as entidades, o reajuste será aplicado tanto ao piso salarial da categoria quanto aos salários acima do piso, conforme estabelecem a terceira e a quarta cláusulas da Convenção.
Benefícios também serão atualizados
A atualização dos valores não se limita aos salários. Benefícios como auxílio-alimentação e cesta básica também deverão ser reajustados na mesma data-base, seguindo as regras previstas na Cláusula Décima da Convenção vigente.
O SAEP destaca que a aplicação correta dos novos valores é fundamental para garantir a regularidade das relações de trabalho e orientar a elaboração das folhas de pagamento das instituições de ensino privado do DF.
Negociações do Ensino Superior seguem em andamento
Enquanto o reajuste da Educação Básica já está definido, as negociações da campanha salarial dos auxiliares de administração escolar do Ensino Superior continuam em curso entre o SAEP e o setor patronal.
O SAEP informa que seguirá atualizando a categoria sobre os desdobramentos das tratativas e eventuais avanços nas negociações.
Últimas notícias
Flávio Bolsonaro recicla agenda de Temer e promete precarizar ainda mais o trabalho
20/8 - 12:34 |
Punição mais rígida para pedófilos
20/8 - 12:23 |
Profissionais da Educação merecem respeito e valorização
19/8 - 9:50 |
Dois palanques, dois legados e uma eleição entre memória e herança
17/8 - 16:17 |
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de empregos formais

