Brasília, quinta-feira, 26 de novembro de 2009 - 11:30
SAÚDE DO TRABALHADOR
Exame de próstata periódico pode ser pago pelo empregador
Fonte: Agência Câmara
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira (25), a obrigatoriedade de incluir o exame de próstata para homens a partir dos 40 anos de idade entre os exames médicos periódicos que devem ser promovidos pelo empregador.
A proposta também exige o acompanhamento psicológico, pago pelo empregador, quando o resultado do exame for positivo.
O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Mauro Nazif (PSB-RO) ao Projeto de Lei 2374/07, do deputado Clodovil Hernandes, morto em março deste ano.
O projeto original previa a obrigatoriedade do exame pago pelo empregador apenas no momento da admissão. O relator, porém, argumentou que será mais eficaz na prevenção e tratamento precoce da doença a exigência de exame de forma periódica e contínua.
Acompanhamento psicológico
Nazif também discordou do substitutivo aprovado anteriormente pela Comissão de Seguridade Social e Família, que retirava a exigência de o empregador oferecer acompanhamento psicológico durante o tratamento.
O relator considerou que esse acompanhamento é parte integrante do processo de recuperação da saúde do trabalhador, e o manteve na proposta aprovada.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Últimas notícias
Mulheres expõem desgaste extremo da escala 6x1 e pressionam Câmara por jornada digna
13/5 - 9:58 |
As vítimas da Covid e a memória sem justiça
13/5 - 9:50 |
Fim da escala 6×1 deixa de ser pauta sindical e vira batalha política nacional
11/5 - 19:2 |
NR-1 do MTE entra em vigor no mês do combate ao assédio no trabalho
11/5 - 18:52 |
Para além do neodesenvolvimentismo
Notícias relacionadas
Licença-paternidade ampliada expõe atraso cultural e aposta na divisão real do cuidado
16/2 - 15:59 |
Quando a traição vira sentença de morte
4/12 - 18:55 |
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
17/4 - 18:24 |
Caso Sarah Raissa impulsiona urgência por regulação de redes
28/2 - 15:26 |
Receita lança a ferramenta “Proteção do CPF”

