Brasília, terça-feira, 8 de dezembro de 2009 - 16:43
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Aumento de expectativa de vida reduz benefício dos aposentados
Fonte: Fórum Social dos Trabalhadores
O aumento da expectativa de vida, divulgada pelo IBGE na semana passada, passou de 72,6 anos em 2007 para 72,8 anos em 2008.
A expectativa de vida é a base de cálculo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para determinar o valor do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias. Quanto maior a expectativa de vida, menores os valores das aposentadorias.
Como a expectativa de vida subiu, a partir de 1º de dezembro quem se aposentar terá uma redução em seu benefício de 0,43% e, se o segurado se aposenta com 70 anos ou mais, a redução pode chegar a 1%.
Esse novo fator previdenciário valerá até 30 de novembro de 2010, quando o IBGE divulgará novo índice.
Quanto mais jovem a pessoa se aposentar, menor será seu benefício, pois a Previdência entende que ela receberá aposentadoria por mais tempo, já que sua expectativa de vida é maior.
Para alcançar o mesmo valor que teria com a tabela antiga, o segurado terá de trabalhar até 72 dias a mais.
Últimas notícias
Mulheres expõem desgaste extremo da escala 6x1 e pressionam Câmara por jornada digna
13/5 - 9:58 |
As vítimas da Covid e a memória sem justiça
13/5 - 9:50 |
Fim da escala 6×1 deixa de ser pauta sindical e vira batalha política nacional
11/5 - 19:2 |
NR-1 do MTE entra em vigor no mês do combate ao assédio no trabalho
11/5 - 18:52 |
Para além do neodesenvolvimentismo
Notícias relacionadas
Fim da escala 6x1 domina ato na Câmara e amplia pressão por mudança na jornada
14/4 - 15:31 |
No STF, Tema 1389 ameaça varrer a CLT, esvaziar a Constituição e colapsar a Previdência
16/3 - 10:39 |
Revisão da vida toda: decisão do STF sepulta esperança de milhões de aposentados
6/3 - 20:14 |
Inteligência artificial, mudanças climáticas e demografia pressionam novo modelo de trabalho no Brasil
15/1 - 10:56 |
O Orçamento da inversão: bilhões para parlamentares, austeridade para os pobres

