PEC que reduz idade mínima para trabalhar será debatida na Câmara

Brasília-DF, sábado, 27 de abril de 2024


Brasília, segunda-feira, 10 de agosto de 2015 - 10:39

TRABALHO

PEC que reduz idade mínima para trabalhar será debatida na Câmara


Fonte: Portal CTB

Proposta é combatida pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conanda, pela Pastoral do Menor, entre outros órgãos e entidades de defesa dos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Divulgação
Nesta semana, entre os dias 10 e 14 de agosto, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados irá debater a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 18/2011, que propõe a redução na idade mínima para o trabalho no Brasil para 14 anos de idade.

O titular da Secretaria de Políticas Sociais da CTB, Carlos Rogério Nunes, considera que a proposta fere princípios constitucionais e constitui um grave retrocesso na proteção social garantida à criança e ao adolescente. "Propomos ainda que o movimento sindical encaminhe nota de repúdio e faça pressão junto à Comissão de Constituição e Justiça CCJ", diz o secretário.

A proposta é combatida pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conanda, pela Pastoral do Menor, entre outros órgãos e entidades de defesa dos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Conselho Nacional de Assistência Social lançou nota pública de repúdio à PEC. Leia abaixo o documento na íntegra:
 

"O CNAS entende que autorizar o trabalho a partir dos quatorze anos de idade representa um prejuízo incalculável para os adolescentes e para toda a sociedade brasileira que impactará, principalmente, na população mais vulnerável. A alteração proposta significa, não apenas a regressão de direitos, mas também, a redução da proteção social integral aos adolescentes.

O objeto da PEC 18/2011 é vedado pelo inciso IV, do parágrafo 4º, do Artigo 60 da Constituição Federal, que impede emendas constitucionais tendentes a abolir os direitos e garantias fundamentais, o que se configura em cláusula pétrea. A Constituição Federal define a importância de uma inserção progressiva no mundo do trabalho, porque prevalece o entendimento de que crianças e adolescentes devem ter todas as condições para o seu pleno desenvolvimento.

Propostas de redução da idade mínima para o trabalho, como a que se apresenta na PEC 18/2011 (e em outras propostas a ela apensadas: PEC 35/2011, PEC 274/2013 e PEC 77/2015) desconsideram o sentido fundamental do conceito de Proteção Social. É preciso unir forças para evitar qualquer tentativa para diminuir ou enfraquecer os importantes avanços nos direitos sociais e humanos que o povo brasileiro conquistou desde a promulgação da Constituição Federal em 1988.

No contexto global, cabe destacar que o Brasil é signatário da Convenção dos Direitos da Criança da ONU - Organização das Nações Unidas, que expressa o entendimento da comunidade internacional de que o trabalho não deve ser uma atividade permitida antes de uma idade mínima adequada, destacando a importância de se proteger crianças e adolescentes de "(...) qualquer ocupação ou emprego que lhe prejudique a saúde ou a educação ou que interfira em seu desenvolvimento físico, mental ou moral".

O Brasil é também, signatário das convenções da Organização Internacional do Trabalho 138, sobre a Idade Mínima para Admissão ao Emprego e 182, sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para sua Eliminação. O esforço brasileiro para a erradicação do trabalho infantil vem produzindo importantes resultados.

Na III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, realizada em Brasília, em outubro de 2013, foi apresentada uma queda, entre 2000 e 2012 de 55% no número de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em trabalho infantil no Brasil e a média mundial de redução no mesmo período foi de 32%. O grande desafio atual é erradicar o trabalho infantil no campo, em empreendimentos informais e em suas piores formas, a exemplo do trabalho doméstico.

Erradicar estas situações que ainda persistem exige uma mudança de cultura da própria sociedade brasileira. Isso porque ainda permeia o imaginário social a crença de que o trabalho infantil é um elemento disciplinador e de preparo para o desempenho profissional. Essa é uma realidade que precisa ser alterada, pois pesquisas mostram que a introdução laboral precoce conduz a níveis mais baixos de escolaridade e à ocupação de postos precários e de baixa remuneração na vida adulta.

Além disso, o trabalho infantil expõe crianças e adolescentes a atividades e contextos de risco a sua saúde e desenvolvimento físico e psicológico. Por estas razões, o enfrentamento ao trabalho infantil tem sido uma pauta mundialmente debatida. Dentre outros aspectos que impactaram na redução do trabalho infantil no Brasil deve-se mencionar o compromisso das diversas políticas, como a Assistência Social, a Educação, os Direitos Humanos, a Saúde e o Trabalho.

É destaque nesse processo o Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Programa articula esforços intersetoriais e dos entes federados para a identificação e atenção a estas situações. A inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais, o acesso ao Programa Bolsa Família, ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes, ao acompanhamento familiar nos CRAS e CREAS e a serviços das diversas políticas públicas, são estratégias adotadas no atendimento prestado a crianças e adolescentes da situação de trabalho e assegurar sua proteção social.

Considerando que uma pessoa aos 14 anos de idade não tem formação técnica, nem atingiu o desenvolvimento psicossocial necessário ao desempenho de atividades laborais complexas como exige o mundo contemporâneo do trabalho, haverá maior probabilidade desses serem encaminhados aos piores postos de trabalho. Conforme a PNAD/2013, 82,2% dos que se encontram em trabalho infantil estão na faixa de 14 a 17 anos e tem como característica comum o atraso escolar.

Em 2014, foi firmada uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC) para somar esforços do Programa Mais Educação com as ações do SUAS visando ampliar as estratégias de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Como resultado a participação em atividades culturais, esportivas e de lazer está sendo assegurada a 1,2 milhões de crianças e adolescentes nos serviços socioassistenciais e em mais de 51 mil escolas em todo o país.

Para melhorar a qualificação da mão-de-obra no Brasil, é necessário investir na estruturação das escolas, principalmente em tempo integral, programas de aprendizagem e de formação técnica. Somente assim, é possível romper o ciclo intergeracional da pobreza, em que os filhos com baixa escolaridade e remuneração acabam permanecendo na mesma situação de seus pais.

Nesse sentido, o Conselho Nacional de Assistência Social manifesta seu repúdio à PEC 18 que prevê a redução da idade para o trabalho a partir dos 14 anos e a todas as tentativas de retirada de direitos e garantias fundamentais de nossas crianças e adolescentes ao tempo em que afirma a Doutrina da Proteção Integral, a prioridade absoluta de crianças e adolescentes no acesso a direitos, o respeito à condição de pessoa em desenvolvimento, adotados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente".









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com