Brasília, quinta-feira, 27 de setembro de 2012 - 17:21 | Atualizado em: 28 de setembro de 2012
ELEIÇÕES DO SAEP
Justiça valida eleição; confirmada vitória da Chapa 1: Renovação e Transparência
Mário Lacerda, presidente eleito do SAEP, afirma que o Sindicato entra agora num novo momento, com renovação e transparência, de modo a tornar a entidade mais forte e preparada para enfrentar os novos desafios

A Justiça do Trabalho validou a eleição no SAEP realizada nos dias 6 e 7 de agosto, o que confirma a vitória da Chapa 1: Renovação e Transparência. Outra chapa, que foi impugnada pela Comissão Eleitoral em razão de ter apresentado uma lista incompleta para concorrer à eleição do Sindicato, ingressou na Justiça para inscrever a chapa.
No entanto, a sentença, divulgada nesta quarta-feira (26), concluiu "que houve por parte do réu [Sindicato] e da comissão eleitoral o integral cumprimento da decisão antecipatória, exaurindo-se, assim, o objeto da ação". Ou seja, a Justiça considerou o processo eleitoral do Sindicato legal.
A Justiça do Trabalho havia determinado que a Comissão Eleitoral inscrevesse a outra chapa e, na sequência, seguisse o rito do Estatuto da entidade. E assim foi feito.
Em seguida, a Comissão Eleitoral abriu novo prazo para impugnação da chapa como determina o estatuto do SAEP, no artigo 75, que diz: "Será recusado o registro da chapa que não apresentar número completo dos candidatos."
A outra chapa apresentou uma lista incompleta. Desse modo, seguindo os ditames do estatuto do SAEP, não restou à Comissão Eleitoral outra decisão senão a de impugnar a nominata.
Novo momento
Proferida a sentença, o presidente eleito do SAEP, Mário Lacerda afirmou que "o Sindicato entra agora num novo momento, com renovação e transparência, de modo a tornar a entidade mais forte e preparada para enfrentar os novos desafios".
"Temos uma agenda repleta de compromissos com a categoria. Queremos daqui a três anos, quando o Sindicato completar um decênio, ter uma organização mais bem estruturada e já ter superado demandas importantes para os trabalhadores em educação", completa Lacerda. O SAEP foi fundado em 18 de novembro de 2005.
"Agora vamos pensar o futuro do Sindicato e da categoria. Desse modo, chamamos todos os companheiros e companheiras da base, inclusive aqueles que se apresentaram na outra chapa, para somar forças, a fim de fortalecer a luta para melhorar o salário e as condições de trabalho dos auxiliares em administração escolar", enfatiza o presidente eleito do SAEP.
Propostas e compromissos
Mário Lacerda, presidente eleito do SAEP, ressalta que a principal bandeira de luta desta gestão é a garantia do tíquete alimentação.
"Vamos ampliar e intensificar a luta para conquistar o tíquete [alimentação]. Vamos, também, mudar a data-base da categoria de maio para janeiro, pois o reajuste do salário mínimo nacional e das mensalidades escolares acontecem em janeiro", lembra.
Lacerda destaca, ainda, que é compromisso desta gestão organizar uma ampla campanha de finanças para a aquisição da sede própria do Sindicato. Além de intensificar a campanha pelo aumento real de salário.
"Pesquisa do Dieese demonstra que as mensalidades tiveram aumento acima da inflação. Inclusive houve aumento no número de matrículas. Vamos intensificar a luta por aumento real do piso e demais salários da categoria", reforça Mário.
Além disto, o presidente eleito do Sindicato afirma que a próxima gestão vai mudar a denominação de sindicato dos auxiliares para Sindicato dos Profissionais da Educação. "Esta é uma demanda da categoria que vamos atender".
Outra bandeira de luta importante é a ampliação do número de convênios para oferecer cada vez mais serviços úteis e interessantes à categoria.
"Vamos implementar parcerias, com o propósito de oferecer aos sindicalizados cursos de qualificação. Queremos também realizar convênio com faculdades e a Universidade de Brasília (UnB)", afirma Lacerda.
Resulto da eleição
A Chapa 1: Renovação e Transparência obteve 94,45% dos votos válidos. A categoria sufragou maciçamente a chapa que cumpriu todos os requisitos estatutários para eleição, que contabilizou 469 votantes. Destes, 443 votaram na Chapa 1. Houve ainda 20 votos brancos e seis nulos, num colégio eleitoral de 736 sindicalizados.
A posse solene da nova diretoria está prevista para acontecer em novembro.
Últimas notícias
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
8/9 - 12:20 |
A “morte por desespero” no Brasil: face oculta do neoliberalismo
8/9 - 11:51 |
Aragarças, Jacareacanga, 1964, 8 de janeiro e anistia
5/9 - 16:25 |
Aberto prazo para manifestação de oposição no Ensino Superior
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
Notícias relacionadas
ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
28/8 - 17:45 |
SAEP abre prazo para oposição à contribuição assistencial
1/8 - 11:25 |
SAEP convoca para 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
31/7 - 15:4 |
Assinada Convenção Coletiva do Ensino Superior 2025/2027
16/7 - 20:15 |
Trabalhador ou “colaborador”: o que você é na empresa em que trabalha