Brasília, segunda-feira, 18 de janeiro de 2010 - 19:7
EDUCAÇÃO SUPERIOR
Fies: Governo Federal reduz juros das dívidas do crédito estudantil
Fonte: Brasília Confidencial
Começou a vigorar na última sexta-feira (15), a redução da taxa de juros do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), de 6,5% para 3,5% ao ano, incidente sobre o saldo devedor dos contratos antigos.
Para os novos contratos, os juros foram reduzidos em agosto do ano passado.
O prazo para quitação da dívida, que era de duas vezes o período financiado do curso, aumentou para três. Um estudante que tenha financiado um curso com duração de quatro anos, por exemplo, terá 12 anos para quitar a dívida.
Outra inovação é a possibilidade de os formandos em cursos de medicina e de licenciaturas abaterem 1% da dívida a cada mês trabalhado, caso optem por atuar como professores da rede pública de educação básica ou como médicos no programa Saúde da Família.
Para os professores, a possibilidade de pagamento com trabalho vale para jornada de, no mínimo, 20 horas semanais; no caso dos médicos, para especialidades e regiões definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa a ser o agente operador do Fies. O financiamento pode ser requerido a qualquer momento, pelo estudante interessado, por meio de sistema eletrônico gerenciado pelo órgão.
A partir do primeiro semestre deste ano, o Banco do Brasil também será agente financeiro do Fies, antes operado exclusivamente pela Caixa Econômica Federal.
Últimas notícias
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
4/12 - 18:55 |
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
4/12 - 18:34 |
Conheça o calendário de atividades do SAEP no fim de ano
4/12 - 18:15 |
CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria
1/12 - 13:45 |
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
Notícias relacionadas
CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria
26/11 - 9:16 |
SAEP garante que trabalho igual não pode ter salário desigual no Ensino Superior
19/11 - 10:36 |
SAEP consolida Convenção 2025/2027 com pagamento retroativo e manutenção de direitos
11/11 - 13:39 |
Reajuste salarial simboliza avanços para trabalhadores da Educação Básica
6/11 - 10:50 |
SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica

