Brasília, quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 18:46
DISTRIBUIÇÃO DE LUCRO
Central apoiará proposta de mudanças na remuneração do FGTS
Fonte: Agência Sindical
A Força Sindical divulgou nota oficial nesta quarta-feira (23) anunciando que apoiará a distribuição do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) entre os trabalhadores que possuem contas abertas.
A medida, que está em estudo no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), passaria a distribuir aos cotistas até metade do lucro apurado anualmente pelo Fundo.
“Não podemos mais permitir que a remuneração do Fundo de Garantia seja uma das piores do mundo, ficando abaixo da inflação e resultando em nefastas perdas para o dinheiro, fruto do trabalho de milhões de pessoas que possuem Carteira assinada no País”, diz o texto.
Prejuízos
Assinada pelo presidente da Central, deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho), a nota ressalta que estimativas iniciais revelam que a medida poderá dobrar a remuneração atual.
“Vale registrar que, no ano passado, o FGTS teve lucro de R$ 5,4 bilhões, e que há tempos somos críticos e reclamamos da baixa remuneração do Fundo”, destaca.
O fundo paga apenas 0,25% ao mês mais Taxa Referencial sobre o saldo das contas, menos do que a remuneração da poupança (0,5% mais TR ao mês).
Em 2010, isso representou apenas 3,75%, menos do que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi a 5,91%.
Últimas notícias
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrenado como problema de Estado
3/6 - 16:3 |
A anistia aos golpistas é teratológica
21/5 - 15:22 |
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
Notícias relacionadas
Comissão de Trabalho debate ambiente laboral saudável
18/3 - 16:48 |
Com MP 1.290/25 governo libera pagamento do saque-aniversário do FGTS
28/11 - 10:52 |
13º: conquista sindical que reforça renda no fim de ano
30/10 - 16:53 |
Seguro Prestamista: proteção em situações difíceis; entenda como funciona
12/9 - 17:5 |
Mais de 9 mil instituições de ensino privado devem o FGTS