Brasília, quinta-feira, 14 de maio de 2009 - 16:36
IGUALDADE RACIAL
Programa de capacitação profissional atenderá 25 mil afrodescendentes
Fonte: Agência Sindical
O Ministério do Trabalho lançou, na quarta-feira (13), em Brasilia, o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) para negros e afrodescentes. Este é o maior plano de capacitação profissional realizado pelo ministério e tem meta de atender 25 mil trabalhadores em 15 Estados e no Distrito Federal.
O lançamento do Planseq faz parte de um pacote de ações afirmativas para a promoção da igualdade racial anunciadas pelo governo federal, em comemoração aos 121 anos da Abolição da Escravatura. As ações buscam o desenvolvimento econômico e social do País com igualdade de gênero e de raça.
A novidade é o curso de cuidador de pessoas com doenças falciformes, além de vagas para ocupações de atendente de lanchonete, borracheiro, carpinteiro, costureira, eletricista, empacotador, gerente de supermercado, operador de caixa, operador de telemarketing, recepcionista, repositor, supervisor e vendedor.
“Esse movimento representa a materialidade de uma luta histórica para que um afrodescendente tenha acesso à programas de qualificação profissional”, afirmou o secretário-executivo do ministério, André Figueiredo, que entregou ao ministro de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Edson Santos, relatório com a definição das vagas e locais onde serão implementados os cursos.
Desigualdade - Conforme o relatório, a comunidade negra e afrodescendente apresenta os piores índices de empregabilidade, os menores salários, a mais baixa formação educacional e, ao mesmo tempo, ocupa a cabeceira das estatísticas de desemprego.
Últimas notícias
Mulheres expõem desgaste extremo da escala 6x1 e pressionam Câmara por jornada digna
13/5 - 9:58 |
As vítimas da Covid e a memória sem justiça
13/5 - 9:50 |
Fim da escala 6×1 deixa de ser pauta sindical e vira batalha política nacional
11/5 - 19:2 |
NR-1 do MTE entra em vigor no mês do combate ao assédio no trabalho
11/5 - 18:52 |
Para além do neodesenvolvimentismo
Notícias relacionadas
Paim se despede com legado e luta, depois de 40 anos a serviço do trabalhador e da democracia
10/4 - 11:24 |
Sindicato não deve ser balcão: é trincheira e escola política dos trabalhadores
9/4 - 11:39 |
O Brasil que alimenta corpos evita formar consciências
4/12 - 18:55 |
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
19/11 - 9:58 |
SAEP terá recesso do feriado do Dia da Consciência Negra

