Brasília, terça-feira, 2 de fevereiro de 2016 - 15:21 | Atualizado em: 16 de fevereiro de 2016
HOMOLOGAÇÕES
SAEP muda prática em relação às demissões em massa
É preciso buscar alternativas às demissões, que vão desde a reversão da dispensa até a concessão de algum benefício para o trabalhador ou trabalhadora que fica desempregado

Nova Direção, novas atitudes e práticas em relação às homologações das demissões em massa nas instituições de ensino. As instituições que demitem em massa têm que conversar com o Sindicato para que a entidade busque alternativas às demissões, que vão desde a reversão da dispensa até a concessão de algum benefício para esse trabalhador ou trabalhadora que fica desempregado. Afinal o Sindicato não é um escritório ou extensão dos RHs das instituições de ensino.
Todo início e final de ano, bem como nas férias do meio do ano, é um festival de demissões nas instituições de ensino privado no DF. Este final de 2015 e início de 2016 não estão sendo diferentes.
Os pretextos são os mesmos de sempre: enxugamento, terceirização dos serviços, reestruturação, adequação à crise na economia, culpa do governo etc.
Seja qual for o discurso, a intenção sempre é uma só: demitir para manter ou aumentar os exorbitantes lucros. Pior, a maioria das IEs demitem sem o menor pudor. Seus colaboradores — pais e mães de família — são apanhados de surpresa, com contas, aluguel para pagar e filhos para educar e sustentar. Onde fica a tão propalada "responsabilidade social" dessas empresas?
De quem é a responsabilidade?
Embora a maioria das demissões tenha ocorrido entre final de novembro e início de dezembro — com certeza planejadas, no mínimo, um mês antes — quase todas as instituições só procuraram o SAEP para agendar as referidas homologações a partir de 21 de janeiro deste ano (após o recesso de fim de ano e férias coletivas)!
Com a agenda cheia, o SAEP busca meios para agilizar as referidas homologações e diminuir os desgastes de demissões de tantas trabalhadoras e trabalhares.
Algumas IEs já se sentaram à mesa com o Sindicato para dialogar e já foram fechados vários acordos com o SAEP, a exemplo do Colégio Sete Estrelas, de Sobradinho. Nessas negociações chegamos a reverter algumas dessas demissões ou negociamos a concessão de cesta alimentícia e programas de qualificação profissional.
Iesb: caso sério e número incerto de demissões
No Iesb, a instituição ainda não informou número total de demitidos. São dezenas e dezenas de trabalhadores postos na rua. Os depoimentos são revoltantes. Só no Sindicato foi encaminhado pedido de 22 homologações, excluídos professores e os auxiliares com menos de um ano de trabalho.
Embora a primeira reunião com o Sindicato não tenha avançado, a Direção da empresa procurou o SAEP para nova reunião prevista para esta quarta-feira quando buscaremos uma solução negociada que evite maiores prejuízos aos empregados vitimados pelas demissões.
No Sigma, a empresa ficou de analisar propostas alternativas apresentas pelo Sindicato para amenizar o impacto de dezenas de demissões alem do agravante de sua política de terceirizações do trabalho que está sendo analisada junto ao nosso jurídico. Até o momento a instituição não retornou contato.
No Colegio Serius, Unip, e outras, aguardamos posição de suas direções.
Enquanto buscamos dialogar para solução desses conflitos, preparamos reação no plano da ação direta com protestos em algumas IEs e no campo jurídico.
Últimas notícias
Educação Básica: SAEP assina Convenção Coletiva 2025/2027
9/7 - 13:27 |
Mamata: empresários deixam de pagar R$ 414 bi em impostos federais
1/7 - 15:32 |
SAEP convoca categoria para analisar contraproposta patronal, em assembleia geral
25/6 - 15:37 |
SAEP segue em negociação com Sindepes para fechar Convenção Coletiva
18/6 - 18:24 |
Interação humana ensinada por educadores não será substituída pela IA, diz Bill Gates
Notícias relacionadas
Confira Aqui, Lista de Convocação dos Profissionais da Educação de Escolas Particulares do Distrito Federal.
11/6 - 10:56 | MUTIRãO PARA VACINAçãO COVID FINAL DE SEMANA
Veja aqui a lista de Vacinação para os Profissionais da Educação Privada.
1/6 - 20:6 | 💉 VACINAçãO COVID-19 💉
Plano de Vacinação da Educação Retomado com Alterações Importantes.
24/3 - 8:57 | SINDICALIZE-SE
Campanha: Sem Sindicato, Seu Direto Desaparece.
31/5 - 12:45 | GOLPE EM QUEDA
Após protestos e vazamento de áudio, ministro da Transparência deixa o cargo