Brasília, terça-feira, 13 de janeiro de 2009 - 18:20
ECONOMIA
Pesquisa mostra efeitos da crise nas contratações e nos salários
Fonte: InfoMoney
Os processos de Recursos Humanos que estão sendo mais afetados são "recrutamento e seleção" e "remuneração"
Dizem que as contratações estão diminuindo. E que os salários estão acompanhando esse movimento. Para saber se os rumores são certeiros, a Watson Wyatt realizou uma pesquisa junto a 245 executivos de Recursos Humanos que atuam em países da América Latina, em empresas de diferentes portes e ramos de atividade.
Descobriu-se que 44% das empresas estão pessimistas em relação à crise financeira global e muitas delas (75%) informaram que algumas ações já foram implementadas buscando a prevenção de possíveis impactos negativos a curto e a médio prazos.
Mudanças no RH
Os processos de Recursos Humanos que estão sendo mais afetados são "recrutamento e seleção" (34%) e "remuneração" (33%). Por outro lado, os menos abalados são "avaliação de desempenho" (16%) e "planos de sucessão" (17%).
No geral, as principais mudanças que o setor já começou a enfrentar foram o congelamento de contratações - 44% dos participantes já realizaram e 40% o farão nos próximos 12 meses - seguido pela eliminação ou redução das ações de treinamento e desenvolvimento - 23% dos entrevistados já efetuaram e 43% o farão em até um ano, segundo a pesquisa.
Veja as mudanças que devem ocorrer nas empresas:
- Não contratar mais novos empregados: 44% já estão optando por isso, enquanto 40% irão adotar a medida nos próximos 12 meses;
- Eliminar ou reduzir as ações de treinamento e desenvolvimento: 23% já fizeram essa opção, ao passo que 43% irão fazê-la nos próximos 12 meses;
- Reestruturar a empresa: 17% e 43%, respectivamente;
- Aumentar a comunicação do pacote de remuneração aos empregados: 12% e 48%, respectivamente;
- Reduzir a força de trabalho: 17% e 38%, respectivamente;
- Reforçar a remuneração variável: 7% e 37%, respectivamente;
- Eliminar ou reduzir outros programas oferecidos aos empregados: 13% e 29%, respectivamente;
- Reformular remuneração variável da área de vendas: 11% e 31%, respectivamente;
- Revisar ou redesenhar planos de saúde ou outros benefícios: 10% e 30%, respectivamente;
- Mudar o foco, a estrutura e a função da área de Recursos Humanos: 9% e 28%, respectivamente;
- Congelar os salários dos empregados: 10% e 23%, respectivamente;
- Reduzir o matching - contrapartida do empregador a cada depósito feito pelo funcionário - dos planos de previdência privada: 3% e 8%, respectivamente.
Últimas notícias
Estudo do governo indica que modelo 5x2 já predomina no País; e jornada de 40h ganha força
12/3 - 15:42 |
Escala 6×1: a economia avança, quando direitos avançam
12/3 - 11:21 |
Por que 2026 será decidido no detalhe?
12/3 - 10:55 |
Câmara debate avanço da pejotização e alerta para riscos à Previdência e aos direitos trabalhistas
11/3 - 11:58 |
Redução da jornada avança, mas debate na CCJ expõe manobra para atrasar votação
Notícias relacionadas
Estudo do governo indica que modelo 5x2 já predomina no País; e jornada de 40h ganha força
12/3 - 15:42 |
Escala 6×1: a economia avança, quando direitos avançam
12/3 - 11:21 |
Por que 2026 será decidido no detalhe?
12/3 - 10:55 |
Câmara debate avanço da pejotização e alerta para riscos à Previdência e aos direitos trabalhistas
11/3 - 11:58 |
Redução da jornada avança, mas debate na CCJ expõe manobra para atrasar votação

