Brasília, terça-feira, 11 de março de 2014 - 15:0
MOBILIDADE URBANA
DF é referência nacional e internacional em ciclovias
Fonte: Agência Brasília
Quantidade de ciclovias na capital é superior à de grandes cidades como SP, RJ, Paris e Amsterdã
A malha de ciclovias do Distrito Federal, com 433 km concluídos ou em conclusão, é a maior do país, e desbanca cidades como o Rio de Janeiro, que tem 360 km, e São Paulo, maior cidade do Brasil, que conta apenas com 69,8 km disponíveis à população. A meta da capital brasileira é atingir, até o fim deste ano, 600 km de ciclovias e ciclofaixas e estimular formatos alternativos de mobilidade.
Atualmente, em todo o DF 262 km estão prontos e outros 171 km em processo de conclusão de obras. Nos locais em que a pavimentação já está instalada, como na Asa Norte, o hábito de pedalar, seja para ir ao trabalho ou apenas por diversão, tem contribuído para a mudança de vida dos brasilienses.
Para o servidor público Márcio Brandão, que utiliza bicicleta para ir ao trabalho, optar por esse meio de transporte é, também, uma forma de diversão. De bike ele gasta em média 40 minutos para chegar ao destino, 12 minutos a mais do que o trajeto que faria de carro, mas esse tempo é compensado por não passar pelo estresse do trânsito. "Eu agrego um pouco de lazer à minha rotina de trabalho", acrescentou.
Já Glauco Ferreira, outro servidor público, se locomove de bicicleta todos os dias, faça chuva ou sol. "Com chuva, o trânsito fica pior, e aí é que eu venho de bicicleta mesmo. Uso uma capa ou venho com o guarda-chuva em uma das mãos", contou o ciclista que há um ano adotou a bicicleta como meio de transporte.
"Pedalo dez minutos da minha casa até a estação do Guará. Uso o vagão especial para bicicletas, onde a turma já se conhece e dá dicas sobre tipos de pneu, onde tem um bom mecânico", detalhou o servidor, ao lembrar que de casa à zona central de Brasília, usando a bicicleta e o metrô, gasta apenas 35 minutos.
Destaque Internacional
O projeto de mobilidade urbana da gestão Agnelo Queiroz, com esse novo modelo de transporte, coloca o Distrito Federal em situação igualitária ou superior à de outras grandes capitais do exterior.
Comparado a Copenhague, capital dinamarquesa, que tem 350 km de ciclovias, o Distrito Federal possui, neste momento, 83 km a mais. Em relação a Bogotá (Colômbia), a capital brasileira tem uma diferença de 74 km a mais, segundo levantamento da Mobilize Brasil.
A comparação da malha de ciclovias local pode ser feita, ainda, com a de Paris (França), onde existem 394 km, e também com Amsterdã (Holanda), que tem 400 km destinados à mobilidade em bikes. Quando concluídos os 600 km feitos pelo GDF, Brasília terá quase a extensão de ciclovias de Nova Iorque (EUA), que conta com 670 km.
Atualmente, em todo o DF 262 km estão prontos e outros 171 km em processo de conclusão de obras. Nos locais em que a pavimentação já está instalada, como na Asa Norte, o hábito de pedalar, seja para ir ao trabalho ou apenas por diversão, tem contribuído para a mudança de vida dos brasilienses.
Para o servidor público Márcio Brandão, que utiliza bicicleta para ir ao trabalho, optar por esse meio de transporte é, também, uma forma de diversão. De bike ele gasta em média 40 minutos para chegar ao destino, 12 minutos a mais do que o trajeto que faria de carro, mas esse tempo é compensado por não passar pelo estresse do trânsito. "Eu agrego um pouco de lazer à minha rotina de trabalho", acrescentou.
Já Glauco Ferreira, outro servidor público, se locomove de bicicleta todos os dias, faça chuva ou sol. "Com chuva, o trânsito fica pior, e aí é que eu venho de bicicleta mesmo. Uso uma capa ou venho com o guarda-chuva em uma das mãos", contou o ciclista que há um ano adotou a bicicleta como meio de transporte.
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