Câmara realiza audiência pública sobre trabalho infantil

Brasília-DF, quinta-feira, 2 de maio de 2024


Brasília, terça-feira, 16 de junho de 2015 - 11:11

SESSÃO

Câmara realiza audiência pública sobre trabalho infantil


Fonte: TST

A audiência sucederá as manifestações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrada internacionalmente no dia 12 de junho


Os ministros Lelio Bentes Corrêa e Kátia Magalhães Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho, participam nesta terça-feira (16), às 14h30, de audiência pública na Câmara dos Deputados, para discutir ações de combate ao trabalho infantil em todas as suas formas. A audiência reunirá juristas, artistas, pesquisadores, parlamentares e gestores públicos  - entre eles a representante do Movimento Humanos Direitos, a atriz Cristina Pereira; a pesquisadora da ONG Repórter Brasil, Fernanda Sucupira; e a secretária-executiva do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Maria Oliveira.


"Nosso trabalho, nossa luta, quer destacar a necessidade de olhar o outro como alguém que também precisa ser protegido e que também precisa ter seus direitos reconhecidos", afirma a ministra Kátia Magalhães.

Para o ministro Lelio Bentes, a audiência pública traduz o compromisso dos poderes Legislativo e Judiciário com o combate ao trabalho infantil e a promoção do direito à educação, ao lazer e ao pleno desenvolvimento do potencial de todas as crianças e adolescentes do Brasil. "Além de exposição de dados que comprovam a nocividade do trabalho infantil, discutiremos alternativas para tornar as ações de combate mais eficazes, além de apresentar iniciativas bem sucedidas, adotadas no âmbito do Poder Judiciário".
Ele se contrapõe à posição de muitas pessoas que acham melhor que as crianças estejam trabalhando do que cometendo delitos. "Só pensamos nisso quando vemos os filhos dos outros", observou. "Para os nossos, queremos o melhor. Queremos que se desenvolvam e que tenham todas as chances de se tornarem adultos produtivos".

A audiência sucederá as manifestações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrada internacionalmente no dia 12 de junho. Só no Brasil existem cerca de três milhões de crianças e adolescentes trabalhando. A meta, acordada em compromisso com a comunidade internacional, é eliminar essa realidade até 2020.

De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Focos de Trabalho Infantil, entre abril de 2014 e abril de 2015, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou 9.838 operações fiscais para apurar denúncias de trabalho infantil no Brasil. As ações dos auditores fiscais do trabalho das superintendências regionais retiraram desta condição 5.688 crianças e adolescentes. Pernambuco foi o estado com o maior número de resgates de crianças e adolescentes, com 1.076; seguido de Minas Gerais com 571 casos; Mato Grosso do Sul, com 484; Goiás com 440 e Sergipe com 353 casos.

No mundo existem hoje cerca de 168 milhões de crianças e adolescentes trabalhando, sendo 85 milhões em trabalhos perigosos ou nocivos para a saúde.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com