Sindicalistas rejeitam papel decorativo no debate

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, quinta-feira, 16 de março de 2017 - 23:34      |      Atualizado em: 25 de abril de 2017

REFORMA TRABALHISTA

Sindicalistas rejeitam papel decorativo no debate


Por: Por Railídia Carvalho

O encontro teve a participação das centrais de trabalhadores, ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e o relator da proposta da reforma, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN).

Ruth de Souza
Reunião realizada nesta quinta com dirigentes de centrais de trabalhadores e ministro do Trabalho

Além da CTB, o encontro reuniu representantes da Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central de Sindicatos Brasileiros (CST), Nova Central Sindical de Trabalhadores, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Conlutas, Intersindical e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB). As entidades fazem parte do grupo de trabalho criado pelo ministério do Trabalho para debater a reforma trabalhista e construir alternativas aos pontos que ameaçam direitos dos trabalhadores.

"O regime de urgência foi retirado mas criaram uma comissão especial na Câmara. Houve boa vontade do ministro, mas o ritmo é outro. Estamos perdendo tempo aqui dentro", declarou o secretário do Serviço Público e dos Trabalhadores Públicos da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), João Paulo Ribeiro (JP) em reunião nesta quinta-feira (16) sobre a proposta de reforma trabalhista enviada por Michel Temer ao Congresso Nacional.

O desabafo de João Paulo questiona o grau de seriedade com que está sendo encarado pela comissão especial e governo o esforço das centrais no debate da reforma trabalhista. Nesta semana foi criada uma Comissão Especial para acelerar o processo de tramitação do Projeto de Lei (PL) 6787/2016) que trata do tema. Para os sindicalistas, a comissão enfraquece a decisão anterior feita pelas centrais de retirada da proposta do regime de urgência.

"Se o relator está fazendo uma comissão e não vai olhar todos os projetos em tramitação não adianta. Marinho respondeu dizendo que faria o possível, mas não deu garantias. Ou seja, não vai haver seriedade nesse debate se não monitorarmos isso e cobrarmos uma discussão séria do governo com o movimento sindical. Caso contrário, enquanto estivermos negociando aqui, o governo estará lá acelerando outros projetos, fazendo comissões especiais e tirando a gente do foco principal que é essa legislação”, enfatizou JP.

Falta de sintonia

O dirigente da Nova Central, João Domingos, que ainda preside a Confederação Nacional dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), também afirmou que não vê sinalização do governo em mudar o texto da reforma trabalhista.

“Achamos a atitude do ministro em dialogar positiva, mas registramos que há uma falta de sintonia entre o posicionamento, os encaminhamentos do MTE - que são absolutamente aceitáveis para o movimento sindical - e o que diz, por exemplo, o ministro da Casa Civil, o ministro da Fazenda e os líderes do governo do Congresso”, afirmou Domingos.

De acordo com ele, o processo de debate e apresentação de propostas precisa ficar mais claro. “Porque senão ficamos com a impressão de que estamos apenas dialogando, negociando, entre aspas, com o governo, apenas para legitimar uma proposta que ele não vai abrir mão, na medida em que ela continua avançando no Congresso Nacional". Domingos afirmou que a reforma trabalhista proposta pelo governo Michel Temer "é catastrófica e revoga toda a legislação laboral do país".

JP esclareceu que a atual proposta não foi elaborada com o apoio das centrais como a imprensa tem divulgado. “Jamais vamos assinar acordo com um governo que propõe o negociado sobre o legislado. Quanto à questão da modernização, com certeza estaremos dispostos, ajudaremos na elaboração de leis mais modernas, acho que isso está correto. Agora, com responsabilidade e sem atropelos".

Na próxima terça-feira (22) as centrais devem se reunir com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) para discutir a tramitação da reforma trabalhista.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com