Brasília, quarta-feira, 19 de novembro de 2025 - 10:36
SAEP consolida Convenção 2025/2027 com pagamento retroativo e manutenção de direitos
Esse dispositivo da CCT reafirma trajetória de conquistas e estabilidade nas negociações conduzidas pelo Sindicato dos Auxiliares da Educação Privada
Nesta matéria da série “Por Dentro das Convenções Coletivas”, o SAEP lembra que firmou na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2025/2027, que reafirma a capacidade de negociação da entidade em defesa dos trabalhadores da educação privada, no segmento do Ensino Superior.
A Convenção Coletiva, que vale até 2027, preserva direitos, garante reajuste retroativo e mantém a política de valorização salarial construída ao longo dos últimos anos.
Leia também: ENSINO SUPERIOR: Conquistas que valem a pena e valorizam a luta
Entre os principais pontos, a Cláusula Terceira assegurou o pagamento do retroativo do piso salarial referente aos meses de maio e junho de 2025.
O valor total, de 10,64% sobre o piso salarial de abril de 2025, foi pago na forma de abono indenizatório, dividido em 2 parcelas iguais de 5,32%: a primeira foi até o quinto dia útil de setembro e a segunda até o quinto dia útil de outubro.
Leia também: Reajuste salarial simboliza avanços para trabalhadores da Educação Básica
Recomposição de perdas salariais
Essa conquista reafirma a marca histórica das negociações conduzidas pelo SAEP: a busca constante por recompor perdas salariais e garantir que o piso da categoria reflita as condições reais de custo de vida.
Leia também: SAEP lança série e ressalta conquistas nas Convenções Coletivas do Ensino Superior e da Educação Básica
Em convenções anteriores, o Sindicato obteve reajustes que acompanharam ou superaram a inflação, além de assegurar cláusulas sociais que ampliaram a proteção dos trabalhadores em áreas como saúde, alimentação e estabilidade contratual.
Resistência e avanço social
A Convenção Coletiva 2025/2027 também tem caráter simbólico.
Em contexto de pressões econômicas e de tentativa de flexibilização — supressão — de direitos trabalhistas, o SAEP demonstra que a negociação coletiva segue sendo instrumento essencial de resistência e avanço social.
A manutenção das conquistas e a inclusão do pagamento retroativo reforçam o compromisso do Sindicato com a valorização profissional e a melhoria contínua das condições de trabalho.
Com essa nova convenção, o SAEP dá continuidade à trajetória sólida de lutas e resultados concretos.
O SAEP reafirma, mais uma vez, que organização, unidade e negociação responsável são os pilares para garantir dignidade e reconhecimento aos auxiliares da educação privada no DF.
Últimas notícias
Patah intensifica campanha pelo fim da escala 6x1 e pressiona Congresso por mudança na jornada
6/2 - 12:32 |
Menos horas, mais saúde
5/2 - 19:13 |
STF e PGR chancelam pejotização: risco de tornar CLT opcional aos patrões
5/2 - 18:20 |
O Brasil real rejeita precarização: 56% querem voltar à CLT e empreendem por falta de opção
2/2 - 17:30 |
Reformulação de ações serão debatidas em 1ª reunião de diretoria de 2026

