Programação especial alerta sobre maus-tratos contra idosos

Brasília-DF, domingo, 20 de abril de 2025


Brasília, segunda-feira, 15 de junho de 2015 - 10:32

IMPORTANTE

Programação especial alerta sobre maus-tratos contra idosos


Fonte: Agência Brasília

Estão programados roda de conversa, palestra, festa junina, dança, avaliação de risco de queda e apresentação de coral



O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa — criado em 15 de junho pela Organização das Nações Unidas — terá extensa programação em Brasília até o fim do mês. As atividades, destinadas a alertar a população sobre a gravidade do problema, começam nesta segunda-feira (15), às 14 horas, com palestra, no Fórum Sepúlveda Pertence, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), sobre os tipos de violência e as estratégias de prevenção.

À tarde, haverá também ações educativas no Centro de Referência de Assistência Social, em Ceilândia, a cargo da Rede de Proteção à Pessoa Idosa de Ceilândia. Estão programados roda de conversa, palestra, festa junina, dança, avaliação de risco de queda e apresentação de coral.

Organizada pelo governo de Brasília, a agenda se estenderá até 1º de julho, último dos dois dias do Simpósio sobre Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, que será realizado na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde, na Asa Norte. O encontro reunirá gestores do governo, associações e entidades para discutir os serviços disponíveis e a qualidade do atendimento a essa população.

Curso de cuidadores

No Distrito Federal, o desenvolvimento de políticas públicas destinadas a esse público está aos cuidados da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. A pasta mantém o Programa de Enfrentamento à Violência contra o Idoso, que busca articular ações de combate e prevenção com outros órgãos do governo e da sociedade civil.

A secretaria promove ainda cursos de capacitação para cuidadores. No início desse mês, 27 profissionais concluíram a formação, que durou 75 dias e teve 220 horas aula:160 de teoria e 60 de atividades práticas em instituições.

Também estão em andamento, com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), medidas para aperfeiçoar o Disque 156, opção 8, canal de denúncias de violência no DF.

Filhos agressores

O quadro de maus-tratos contra os velhos em Brasília é preocupante. Dados do Disque 100, do governo federal, colocam a capital federal na liderança do ranking nacional de denúncias, com 550,57 casos por 100 mil habitantes.

O Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa no Distrito Federal, levantamento produzido pela Central Judicial do Idoso, que engloba o TJDFT, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a Defensoria Pública do DF, mostra que, em 2013, as denúncias cresceram 46%. Saltaram de 3.052 casos contra 2.089 no ano anterior.

O estudo revela que em 94% dos casos a violência se dá dentro de casa. Em 59,34% das ocorrências, as agressões partem dos filhos. Um terço dos registros é de violência psicológica — agressão verbal, ameaça e humilhação, entre outros. A negligência aparece em segundo lugar, com 27,17%, seguida pela agressão física, que registra 17%.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa instituíram o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Veja a programação completa

Para denunciar violência contra os idosos

Disque 156, opção 8










Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com