Pesquisa revela que relatos de assédio moral aumentaram

Brasília-DF, domingo, 20 de abril de 2025


Brasília, quinta-feira, 18 de junho de 2015 - 10:31

DENÚNCIA

Pesquisa revela que relatos de assédio moral aumentaram


Fonte: Portal CTB

Do total de vítimas de assédio, 47,3% afirmam ter sofrido assédio moral e 9,7%, assédio sexual

Divulgação
Assédio Moral

Ir para o trabalho tem sido sinônimo de desgaste psicológico e emocional para muitos brasileiros que sofrem com o assédio dos gestores. Segundo pesquisa do site Vagas.com, em parceria com a BBC Brasil, 52% dos 4.975 trabalhadores entrevistados disseram ter sido vítimas de assédio sexual ou moral.


Mesmo entre aqueles que responderam ao questionário enviado a 70 mil profissionais e disseram não ter sofrido assédio, 34% já presenciaram algum episódio de abuso. Do total de vítimas de assédio, 47,3% afirmam ter sofrido assédio moral e 9,7%, assédio sexual. Alguns entrevistados vivenciaram os dois tipos da prática.

Quando o assunto é assédio sexual, as mulheres são mais atingidas. O percentual é de 80%. No assédio moral, a diferença é menor: 52% são mulheres e 48% homens. A pesquisa foi realizada em maio.

Entre os setores mais assediadores, os bancos têm lugar cativo. O Sindicato da Bahia acompanha e sempre denuncia os casos de assédio moral e sexual. Mas, a verdade é que o medo da demissão faz com que muitos deixem de denunciar os maus-tratos.

O estudo publicado pela BBC Brasil revela que 87,5% das vítimas não denunciam por medo de desligamento e/ou de sofrer represálias (31,6%). Entre os que falaram, 20,1% afirmam ter sido demitidos e 17,6% foram perseguidos. Enquanto isso, o assediador permanece na empresa em 74,6% dos casos.

Enquete promovida pelo Sindicato da Bahia atesta que a situação é comum nos bancos. O assédio moral atingiu, até o momento, 70% dos que responderam a pergunta Você se sente ou já sentiu assediado moralmente no banco?

A situação piora porque dentro deste percentual, 58% não denunciou por medo de demissão e apenas 12% teve coragem de divulgar o ato abusivo. Entre os 30% que disseram não, 11% afirma que conhece pessoas que sofreram com o assédio moral. O Sindicato está aberto para acolher as denúncias dos bancários e apoiá-los na luta contra os opressores. Ninguém deve permanecer impune.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com