Brasília, terça-feira, 23 de fevereiro de 2010 - 18:13
BOLSA UNIVERSITÁRIA
ProUni: prazo para confirmar matrícula acaba sexta-feira (26)
Fonte: Folha Online
Termina nesta sexta-feira (26) o período para confirmar a matrícula no ProUni, programa do governo federal que dá bolsas a alunos carentes em universidades e faculdades particulares.
Foram pré-selecionados 148.327 estudantes para fazer a matrícula. Eles devem comparecer à instituição escolhida e apresentar a documentação exigida, que pode variar.
O ProUni oferece 165 mil bolsas de estudo, das quais 86 mil integrais e 79 mil parciais. Nem todos os candidatos atenderam aos critérios estabelecidos --por isso o número de convocados é inferior ao de bolsas.
Inicialmente, inscreveram-se no programa 822.254 alunos em todo o país, segundo o Ministério da Educação.
Para o frei David Santos, diretor da ONG Educafro, o prazo é muito curto. "Mas o Ministério da Educação não é o culpado. Isso aconteceu pelo furto das provas do Enem, o que fez o exame ser adiado e criou essa confusão nacional quanto às datas." Para conseguir uma bolsa no ProUni é preciso ter tirado boa nota no Enem.
Santos é representante da sociedade civil no comitê que discute o ProUni. "Nossa preocupação é que no final haja muitas vagas não preenchidas [com matrículas não confirmadas], devido ao pouquíssimo tempo para os alunos se inscreverem e se matricularem."
Candidato a uma bolsa em gestão financeira ou em enfermagem, Eliabe Martins dos Santos, 19, ainda não se preparou. Ele precisa reunir seus documentos e ir à universidade efetivar a matrícula.
Quem ficar de fora do ProUni nesta etapa ainda tem chances de obter uma bolsa. As inscrições para a segunda rodada, com as bolsas não preenchidas, ocorrem de 4 a 7 de março.
O resultado sai dia 10, mesma data em que começa a apresentação de documentos para confirmação da vaga. O prazo termina no dia 12 de março.
Últimas notícias
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado
Notícias relacionadas
Aprovada no Senado ampliação da carga horária mínima para Novo Ensino Médio
14/9 - 18:53 | ESTUDO
Incompatibilidade das reformas trabalhista e terceirização e o ensino
6/9 - 14:5 | DIREITO GARANTIDO
Trabalhador deve receber auxílio alimentação sem nenhum desconto
24/8 - 12:53 | CAMPANHA SALARIAL
SAEP assina CCT do Ensino Superior; aumento no tíquete e no piso
18/8 - 11:55 | CAMPANHA SALARIAL
Ensino Superior próximo à assinatura da CCT 2016