Casos de hanseníase tiveram queda de 27% entre 2003 e 2009

Brasília-DF, domingo, 15 de junho de 2025


Brasília, quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 - 15:13

SAÚDE PÚBLICA

Casos de hanseníase tiveram queda de 27% entre 2003 e 2009


Fonte: Brasília Confidencial

Levantamento inédito do Ministério da Saúde mostra que houve uma queda de 27% no total de casos novos de hanseníase, entre 2003 e 2009, que passaram de 51 mil casos para 37 mil.

A hanseníase é infecciosa e atinge pele, nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sintomas é longo e varia de dois a cinco anos.

É importante que, ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita da doença não se automedique e procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Os principais sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

"Todos os casos de hanseníase têm cura. A doença pode causar deformidades físicas, evitadas com diagnóstico precoce e tratamento imediato, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS)", esclarece o ministério, que veiculará campanha publicitária para conscientizar a população sobre a doença, até o fim de janeiro.

O objetivo da campanha é estimular a população a procurar unidades de saúde que fazem o diagnóstico e o tratamento da doença, que pode durar de seis meses a um ano.

Também fazem parte do tratamento os exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com