Brasília, terça-feira, 25 de outubro de 2011 - 19:24 | Atualizado em: 26 de outubro de 2011
AÇÃO SINDICAL
SAEP se reune com auxiliares do Espaço Criança e da Faciplac
Por: Daiana Lima
Representantes do Sindicato falam sobre direito dos trabalhadores e organização sindical. Na Faciplac, encontro foi garantido por meio de decisão judicial

Dando continuidade ao trabalho de conhecer melhor a categoria e levar informação aos auxiliares de educação em seus locais de trabalho, a diretoria do SAEP se reuniu com os trabalhadores do Colégio Espaço Criança, do Guará, nesta terça-feira (25).
O encontro foi conduzido pelos diretores do SAEP Mário Lacerda, José Edvaldo e Ozair Nunes.
Segundo Lacerda, a reunião teve objetivo de ouvir as reivindicações das trabalhadoras da instituição, pois o Sindicato tem interesse em negociar um acordo coletivo com a direção do Espaço Criança.
"Hoje estamos aqui para formatar esse acordo. Por isso é importante vocês apresentarem as reivindicações, pois vamos voltar e negociar com o patrão", explicou Lacerda.
Além disso, o diretor do SAEP falou sobre as conquistas da categoria com a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho de 2011.
"Foi uma negociação muito difícil, pois os patrões não querem negociar, eles riem da nossa pauta, dizendo ser impossível", disse Lacerda ressaltando que só com organização e o fortalecimento do SAEP será possível mudar esta realidade.
Profissionais em educação
Lacerda explicou ainda sobre a importância da valorização dos trabalhadores em educação, pois, de acordo com ele, quando se fala em profissional de educação, trata-se de auxiliares em educação e professores.
"O SAEP tem uma filosofia que é a seguinte ´somos todos educadores´. É impossível uma instituição de ensino funcionar sem o corpo administrativo. E por trás de uma sala aula e de um professor tem sempre um auxiliar de valor", enfatizou Lacerda.
Convênios
Ainda na reunião no Espaço Criança, o diretor do SAEP e coordenador de convênios, José Edvaldo fez uma exposição apresentando todos os convênios do Sindicato e os benefícios para os filiados ao SAEP.
"Pensando em mais um incentivo para os trabalhadores filiados, que ajudam a fortalecer o Sindicato, o SAEP tem buscado fechar vários convênios, pois com o convênio você também ganha", acrescentou.
José Edvaldo observou que o auxiliar contribui com apenas 1% do seu salário com o Sindicato e na primeira vez que usa um convênio já tem mais do que um retorno, pois algumas empresas oferecem até 50% de desconto para os sindicalizados ao SAEP.
"A Via Educação, por exemplo, tem vários cursos profissionalizantes em diversas áreas do DF. Além disso o SAEP tem convênio de saúde, lazer e seguro", afirmou Edvaldo.
Faculdade Faciplac
A diretoria do SAEP também se reuniu, na última terça-feira (18), com os trabalhadores das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac), do Lago Sul.
Participaram do encontro os diretores do Sindicato Mário Lacerdo e Idenes de Jesus Sousa Cruz.
Essa foi a primeira reunião realizada pelo SAEP na Faciplac, e só foi possível após decisão judicial, que garantiu o direito de o Sindicato se reunir com os trabalhadores da instituição, conforme as cláusulas 16ª e 17ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
"Estamos aqui para falar de direito e de organização sindical. E isto só foi possível porque o SAEP fez valer esse direito. Só de estarmos aqui hoje já é uma vitória", disse Mário Lacerda, ao abrir a reunião.
O diretor do Sindicato falou sobre a fundação do SAEP, que neste ano completou 5 anos, e da precarização da convenção coletiva da categoria durante a representação do sindicato anterior ao SAEP, que hoje representa apenas os trabalhadores da rede pública.
"Perdemos muito durante esses 20 anos de representação do outro sindicato, como o fim do anuênio e a implantação do Banco de Horas, em vez do pagamento das horas extras. O SAEP hoje tem lutado muito para garantir uma convenção que atenda minimamente as demandas da categoria", explicou.
Lacerda ressaltou que o sucesso das lutas da categoria depende da participação e organização de todos os trabalhadores.
"Não há outra saída, é preciso nos organizarmos para fortalecer o Sindicato. Este fortalecimento vem com a filiação. Um exemplo da força da filiação é o sindicato dos bancários, que consegue mobilizar e conquistar as reivindicações", observou.
Mário lembrou que a filiação é uma decisão individual. "Você veio para a reunião, o Sindicato veio e se você não se filiar, perdemos nosso tempo. Ninguém abre mão de nada, quer tudo, mas, não quer ajudar o Sindicato? Essa relação tem que ser de ´ida e volta´".
Por fim, Lacerda disse que o resultado das conquistas e ampliação de direitos para os trabalhadores depende, fundamentalmente, da organização e filiação dos trabalhadores ao sindicato que lhe representa.
Seminário do SAEP
Ainda na reunião na Faciplac, o diretor do Sindicato Idenes de Jesus falou sobre a participação dos trabalhadores nas atividades do SAEP, como o seminário da categoria, sempre realizado no primeiro semestre de cada ano.
"Não basta filiar, tem que participar do Sindicato, e há várias formas para isso, uma delas a participação no seminário do SAEP. Lá é um espaço da categoria, onde os trabalhadores debatem seus interesses com outros trabalhadores", ressaltou Idenes.
O diretor aproveitou para convidar os auxiliares em educação da Facitec para ficarem atentos e participarem da próxima edição do evento, que deve acontecer em março de 2012.
Acompanhe o site do SAEP para se informar do que acontece de importante e o que interessa à categoria.
*Modificada em 26/10/2011 para correção de informações
Últimas notícias
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrenado como problema de Estado
3/6 - 16:3 |
A anistia aos golpistas é teratológica
21/5 - 15:22 |
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
Notícias relacionadas
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrenado como problema de Estado
21/5 - 15:22 |
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
20/5 - 12:20 |
MEC publica decreto que regulamenta EaD no Brasil