Brasília, segunda-feira, 6 de março de 2023 - 11:14 | Atualizado em: 8 de março de 2023 - 8:23
MOÇÕES E NOTAS PÚBLICAS
10° Encontro Nacional dos Trabalhadores Técnicos Administrativos e Auxiliares cumpriu papel fundamental na construção de unidade
Por: Táscia Souza |
Último encontro da categoria tinha acontecido em 2017, às vésperas da sanção da Lei 13.467, que institui a reforma trabalhista

“Conseguimos fazer um debate importante, que trouxe muitas provocações sobre a nova conjuntura vivida pelo Brasil. Conjuntura que nos dá pelo menos uma luz para começarmos a respirar de novo depois dessa enxurrada de retirada de direitos e pressão sobre a classe trabalhadora.”
Essa é a avaliação que o coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Contee, Leandro Batista, faz do 10° Encontro Nacional dos Trabalhadores Técnicos Administrativos e Auxiliares, que integram a base da Confederação. O evento foi realizado nos últimos dias 3 e 4, em São Paulo.
O último encontro nacional da categoria tinha ocorrido em junho/julho de 2017. “O 9° Encontro aconteceu em Belo Horizonte e depois ficamos mais de 5 anos sem nos reunirmos, devido aos vários fatores que caíram sobre classe trabalhadora junto com Reforma Trabalhista”, explica Leandro.
“Agora fizemos este 10° Encontro na esperança de conseguirmos colocar o pé no chão e nos reorganizarmos dentro da Confederação. O primeiro passo é buscar nossa identidade. Quem somos nós dentro da Contee? Qual nosso papel dentro da Confederação e, principalmente, dentro da nossa categoria — nós, sindicalistas, dentro da nossa classe.”
Para ele, é fundamental “esse fortalecimento nosso dentro da estrutura da Contee”. Outro ponto crucial é, nas palavras do diretor da Confederação, “como vamos tratar as negociações e esse novo mundo do trabalho com nossa categoria, frente aos grandes grupos educacionais”.
“Nosso desafio está lançado”, afirmou Leandro. “Foi um ótimo encontro, com presença massiva de quase todas as entidades que representam técnicos administrativos dentro da nossa Confederação. Acreditamos que vamos ter, daqui para a frente, uma perspectiva melhor, inclusive em termos de unidade para reconstrução do País”.
Assista ao vídeo sobre o 10° Encontro:
Últimas notícias
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado
Notícias relacionadas
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
16/5 - 13:36 |
Entidades cobram no MEC marco regulatório da EaD
28/4 - 17:47 |
1º de maio: Brasília terá marcha para levar reivindicações a Lula
17/4 - 18:35 |
Orçamento federal 2026 prevê salário mínimo de R$ 1.630
9/4 - 17:14 |
Convenção coletiva da categoria é prorrogada por mais 30 dias