SAEP apresenta proposta de acordo coletivo à Universidade Católica de Brasília

Brasília-DF, sexta-feira, 22 de novembro de 2024


Brasília, sexta-feira, 12 de julho de 2024 - 19:12      |      Atualizado em: 15 de julho de 2024 - 7:26

SAEP apresenta proposta de acordo coletivo à Universidade Católica de Brasília

Documento, que consolida demandas trazidas pela categoria na instituição, será analisado pela gestão da Universidade para possível formalização

Reitor da UCB, Carlos Roberto Juliano Longo (à esquerda), ao lado da presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva e equipe técnica da UCB.

O SAEP segue proativo em defesa dos direitos e garantias dos auxiliares de administração escolar do ensino particular. Nesse intuito, construiu boa oportunidade de negociação em visita realizada, nesta quinta-feira (11), ao reitor da UCB (Universidade Católica de Brasília), Carlos Roberto Juliano Longo, para apresentar minuta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).

"Foi um encontro importante, pois a Católica é a única instituição particular de Brasília que mantém, oficialmente, o título de universidade. Então, ter essa receptividade e poder levar as nossas propostas para debate representa o respeito aos nossos profissionais e o reconhecimento da seriedade do nosso trabalho como Sindicato", afirmou a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva.


Demandas desde 2023

As propostas apresentadas ao reitor da UCB são reivindicações que a categoria demanda na instituição desde 2023 e que foram consolidadas no documento. 

No texto, foram contempladas questões como atualizações salariais e garantias a auxiliares que exercem funções relacionadas à saúde, gratificações, abono de faltas ao auxiliar estudante, licença não remunerada, plano de saúde vitalício, após 15 anos de trabalho e recesso natalino.

Outra reivindicação apresentada é a não exigibilidade do trabalho aos sábados, e pagamento de horas-extras, caso esse expediente seja necessário. Para tal, a convocação dessas horas-extras deverá ser feita com pelo menos 7 dias de antecedência.


Representante perto do representado

Construir aproximação entre a categoria e dirigentes de instituições de ensino é, também, fortalecer as relações de trabalho. 

Neste caso, o SAEP busca cumprir sua função de representante legal, ao promover a cultura do diálogo e respeito entre a UCB e os trabalhadores na administração escolar.

O Sindicato, como representante de toda a categoria, faz essa mediação a partir de demandas muito concretas desses trabalhadores. No caso, da UCB.

A minuta apresentada pelo SAEP, segundo a presidente Maria de Jesus, foi bem recebida pelo reitor, que se comprometeu em analisar os pontos pleiteados e levá-los ao conhecimento da gestão superior, instância competente para tomada de decisões no âmbito da Universidade Católica.

Tão logo a apreciação do documento seja concluída, ambas as entidades terão nova reunião para definir a possível oficialização do acordo coletivo.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com