Brasília, sexta-feira, 12 de julho de 2024 - 19:12 | Atualizado em: 15 de julho de 2024 - 7:26
SAEP apresenta proposta de acordo coletivo à Universidade Católica de Brasília
Documento, que consolida demandas trazidas pela categoria na instituição, será analisado pela gestão da Universidade para possível formalização
O SAEP segue proativo em defesa dos direitos e garantias dos auxiliares de administração escolar do ensino particular. Nesse intuito, construiu boa oportunidade de negociação em visita realizada, nesta quinta-feira (11), ao reitor da UCB (Universidade Católica de Brasília), Carlos Roberto Juliano Longo, para apresentar minuta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).
"Foi um encontro importante, pois a Católica é a única instituição particular de Brasília que mantém, oficialmente, o título de universidade. Então, ter essa receptividade e poder levar as nossas propostas para debate representa o respeito aos nossos profissionais e o reconhecimento da seriedade do nosso trabalho como Sindicato", afirmou a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva.
Demandas desde 2023
As propostas apresentadas ao reitor da UCB são reivindicações que a categoria demanda na instituição desde 2023 e que foram consolidadas no documento.
No texto, foram contempladas questões como atualizações salariais e garantias a auxiliares que exercem funções relacionadas à saúde, gratificações, abono de faltas ao auxiliar estudante, licença não remunerada, plano de saúde vitalício, após 15 anos de trabalho e recesso natalino.
Outra reivindicação apresentada é a não exigibilidade do trabalho aos sábados, e pagamento de horas-extras, caso esse expediente seja necessário. Para tal, a convocação dessas horas-extras deverá ser feita com pelo menos 7 dias de antecedência.
Representante perto do representado
Construir aproximação entre a categoria e dirigentes de instituições de ensino é, também, fortalecer as relações de trabalho.
Neste caso, o SAEP busca cumprir sua função de representante legal, ao promover a cultura do diálogo e respeito entre a UCB e os trabalhadores na administração escolar.
O Sindicato, como representante de toda a categoria, faz essa mediação a partir de demandas muito concretas desses trabalhadores. No caso, da UCB.
A minuta apresentada pelo SAEP, segundo a presidente Maria de Jesus, foi bem recebida pelo reitor, que se comprometeu em analisar os pontos pleiteados e levá-los ao conhecimento da gestão superior, instância competente para tomada de decisões no âmbito da Universidade Católica.
Tão logo a apreciação do documento seja concluída, ambas as entidades terão nova reunião para definir a possível oficialização do acordo coletivo.
Últimas notícias
Consciência Negra: luta por igualdade de direitos não cessa
12/11 - 19:41 |
Feminicídio: trabalhadora em Educação é a 18ª vítima no DF
12/11 - 19:3 |
Jornada 6x1: PEC resgata debate da redução da jornada e faz máscaras caírem
5/11 - 17:7 |
Enem aborda tema intrínseco à luta sindical em defesa dos trabalhadores
4/11 - 14:34 |
Sindicato: necessária instância coletiva