Faculdade Alvorada na mira da Justiça

Brasília-DF, domingo, 15 de junho de 2025


Brasília, quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 - 14:49      |      Atualizado em: 13 de dezembro de 2010

DENÚNCIA

Faculdade Alvorada na mira da Justiça


Por: Renato Souza e Daiana Lima

Mesmo após várias notificações encaminhadas pelo SAEP, irregularidades na instituição continuam

DL

A Faculdade Alvorada tem se mostrado uma instituição de ensino que não se preocupa em seguir os ditames da lei, no que diz respeito ao cumprimento dos direitos trabalhistas e a aplicação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

São várias as irregularidades denunciadas pelos auxiliares de educação que violam os direitos dos trabalhadores que prestam um serviço indispensável à faculdade e aos estudantes da instituição.

Os trabalhadores da empresa estão recebendo salários com grandes e constantes atrasos e, mesmo assim, não recebem a multa pelo atraso do pagamento que é prevista na clausula 8ª da CCT.

Há mais de um ano o SAEP recebe, constantemente, inúmeras reclamações em relação à faculdade e já denunciou à Justiça do Trabalho para que sejam tomadas as providencias cabíveis.

Mas, o que chama a atenção no caso da Faculdade Alvorada é o desrespeito com que é tratado o auxiliar em educação.

Veja algumas das denúncias enviadas ao SAEP pelos trabalhadores:

- atraso no pagamento do salário;

- desvio de função;

- pagamento das férias com atraso;

- ausência de deposito do FGTS, que caracteriza apropriação indébita;

- atraso do 13° salário;

- não repasse do INSS; e

- pagamento do salário em atraso, com  a exigência que o auxiliares assinem o documento como se estivesse recebido no quinto dia útil do mês, como determina a CLT.

O SAEP já notificou extrajudicialmente várias vezes a instituição para que estas irregularidades e ilegalidades sejam resolvidas o mais rápido possível em favor dos funcionários.

Neste período de vestibulares, a instituição investe alto em publicidade, abrindo seus cofres para a propaganda em busca de novos alunos.

No entanto não destina parte desse valor arrecadado para regularizar as pendências financeiras com seus empregados, que tem fundamental importância para o funcionamento da faculdade.

O que, para o SAEP, é inaceitável.

A Faculdade Alvorada tem tratado a situação dos auxiliares como se fosse algo menos importante. Mas, todas as denúncias são graves e podem trazer sérios problemas com a Justiça.

O SAEP continuará acionando os órgãos competentes para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, assim com o cumprimento da CLT e da CCT da categoria.

O Sindicato reforça o espaço para novas denúncias dos trabalhadores que tiverem seus direitos violados, e não medirá esforços para melhorar a qualidade do trabalho de toda a categoria.

Colega auxiliar denuncie!

Não deixe que as conquistas dos trabalhadores sejam desrespeitadas. Faça parte do seu Sindicato, pois a união dos auxiliares e o fortalecimento da entidade sindical só trarão benefícios para a categoria.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com