Brasília, segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 - 14:53
TRANSPORTE PÚBLICO
Começa atendimento a estudantes para cadastro do Passe Livre
Fonte: Correio Braziliense
Quem for usar o cartão pela primeira vez ou tiver de mudar a rota pode ir a 23 postos da Fácil
Começa nesta segunda-feira(7) atendimento aos alunos que desejarem fazer ou alterar o cadastro do Passe Livre.
Ao todo, 23 postos no Distrito Federal receberão os estudantes que precisarem substituir ou incluir uma nova linha de ônibus por terem mudado de casa ou de escola, por exemplo.
O serviço estará disponível das 8h às 19h, em algumas estações de metrô, administrações regionais e postos do Na Hora.
Para conseguir ser atendido, é importante levar comprovante escolar, cópia da identidade e do CPF (que pode ser também dos pais ou do responsável), comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes.
A recarga para quem já tem o cartão e não pretende fazer mudanças no itinerário continua disponível na Fácil de Sobradinho, Setor Comercial Sul, Gama, Samambaia e Taguatinga, das 8h às 17h.
Os postos da empresa na rodoviária e no Conic continuam sem prestar o serviço. Para inserir os créditos, é imprescindível apresentar a identidade original, o cartão da Fácil e o comprovante escolar.
Pendências
Apesar de o procedimento parecer simples, ainda houve confusão entre funcionários e usuários ontem.
Embora a Fácil tenha aberto as portas, as cinco unidades passaram o dia às moscas e não atenderam mais de 200 pessoas cada uma.
Entre os que souberam da possibilidade de resolver o problema no domingo, muitos tiveram de voltar para casa de mãos vazias, pois foram mal orientados.
Esse foi o caso da servidora pública Miriam Gomes, 40 anos, que foi até a Fácil do Setor Comercial Sul.
Ela ligou para a empresa (no 0800-94-12345) e tentou se informar sobre a documentação necessária para a recarga.
"Me disseram quais postos estavam abertos. Quando perguntei o que eu deveria trazer, me falaram que esse tipo de atendimento só funciona de segunda a sexta. Então, vim com o cartão e a identidade da minha filha, mas a documentação não é suficiente".
Como faltou o comprovante da escola, a servidora, que mora em Santa Maria, foi embora sem resolver a pendência.
Calmaria
Ela não foi a única. No Gama, a servente Glaucia Ciqueira, que mora em Santa Maria, levou o filho apenas para tirar dúvidas.
"O telefone não funciona. Tentei todos os que eles informam, depois desisti e decidi vir pessoalmente". No posto, havia apenas um atendente, dois computadores quebrados e nenhuma fila.
Os funcionários atribuíram a calmaria à falta de interesse da população. No entanto, o serviço era anunciado apenas em pequenas folhas de papel coladas no vidro.
O movimento do fim de semana ficou limitado à manhã de sábado, quando cerca de 400 pessoas estiveram no local e o tempo de espera superava 30 minutos.
Ainda segundo funcionários, um fiscal do DFTrans chegou ao posto aos gritos, pedindo mais agilidade.
A situação causou embaraço entre quem trabalhava no local. O DFTrans informou, por meio da assessoria de imprensa, que desconhece o episódio e pode investigar o caso se houver denúncia.
Também rebateu as críticas sobre o funcionamento da empresa Fácil, ressaltando que houve melhora no atendimento, uma vez que cinco postos estão oferecendo serviço de recarga e 23 começam a fazer novos cartões e recadastramento, enquanto no ano passado apenas um local estava disponível para os usuários do sistema eletrônico.
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