Brasília, sexta-feira, 20 de maio de 2011 - 12:45 | Atualizado em: 22 de maio de 2011
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PNE: ministro da Educação diz que Congresso vai aperfeiçoar projeto
Fonte: Portal do Ministério da Educação
Haddad destacou a aprovação de duas emendas constitucionais e de mais de 40 leis sobre educação nos últimos quatro anos
O Plano Nacional de Educação (PNE) ficará melhor depois da análise no Congresso Nacional, prevê o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Ele discutiu o Projeto de Lei 8.035/2010, sobre o plano, nesta quinta-feira (19), com representantes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.
"No debate sobre educação não tem havido dogmatismo partidário", afirmou Haddad.
O ministro destacou a aprovação de duas emendas constitucionais e de mais de 40 leis sobre educação nos últimos quatro anos. "A legislação sobre educação foi praticamente reescrita", disse.
Os representantes do CNE e de diversas entidades educacionais participam em Brasília de seminário para discutir o PNE.
De acordo com o projeto em tramitação no Legislativo, o plano terá vigência até 2020. Uma das novidades é a vinculação direta entre metas qualitativas e recursos financeiros.
O texto estabelece de onde virão os recursos necessários ao cumprimento das metas e impede o estabelecimento de objetivos sem a devida dotação orçamentária.
Hoje, 5% do produto interno bruto do país é investido em educação. Pelo PNE, esse patamar deve subir para 7%, mas setores da área educacional defendem a elevação para 10%.
O projeto que o Executivo remeteu ao Congresso deve sofrer modificações no Parlamento antes de se tornar lei. "Até agora, não vi nenhuma proposta para pedir menos recursos", disse Haddad. "A expectativa é de melhora."
Últimas notícias
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
4/12 - 18:55 |
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
4/12 - 18:34 |
Conheça o calendário de atividades do SAEP no fim de ano
4/12 - 18:15 |
CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria
1/12 - 13:45 |
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
Notícias relacionadas
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
28/11 - 15:56 |
A democracia brasileira de ponta-cabeça
13/11 - 13:30 |
A contrarreforma que nos marcou: o que é preciso para revertê-la
10/11 - 12:42 |
PDL da Pedofilia: governo reage a retrocesso no Congresso
8/11 - 10:29 |
Câmara aprova PDL que retira proteção de meninas vítimas de estupro; vai ao Senado

