Brasília, quinta-feira, 1 de agosto de 2013 - 16:48
DIREITO DOS TRABALHADORES
Agenda de luta: Centrais realizam manifestação na terça (6)
Fonte: Com Diap
Entidades sindicais voltam às ruas dando continuidade às lutas por mais direitos para os trabalhadores e avanços sociais no País
Na próxima terça-feira (6), as centrais sindicais realizarão manifestações caso o governo federal não abra negociação sobre as reivindicações da pauta do movimento sindical.
As entidades também agendaram mais duas datas para os protestos, nos dias 13 e 30. Veja ao final do texto o calendário de mobilização.
Fazem parte da pauta dos trabalhadores:
- Jornada de 40h semanais;
- Fim do fator previdenciário;
- Contra o PL 4.330/04, da terceirização, que precariza as condições de trabalho e os direitos da classe trabalhadora;
- 10% do PIB para a educação;
- 10% do orçamento da União para a Saúde;
- Transporte público de qualidade;
- Valorização das aposentadorias;
- Reforma agrária;
- Suspensão dos leilões de petróleo; e
- Aprovação da PL 6.653, que prevê igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Terceirização
As negociações sobre o projeto na mesa quadripartite, formada por trabalhadores, empresários, governo e deputados, terminam no dia 5 de agosto.
Se a proposta não avançar, no dia 6 de agosto, as centrais irão realizar atos em frente às federações patronais em todas as capitais do País e, em Brasília, em frente às confederações patronais.
Fim das multas
As centrais também irão ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) para discutir a retirada das multas que estados, municípios e grandes empresas aplicaram contra as centrais pela realização do dia 11 de Julho - Dia Nacional de Luta em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores.
Para as centrais, tal medida representa interdito proibitório. As multas aplicadas giram em torno de R$ 1 milhão.
Calendário de lutas:
- 6 de agosto (terça-feira)
Dia de Luta contra o projeto da terceirização
- 13 de agosto (terça-feira)
Votação, na CCJ da Câmara, do relatório do deputado Arthur Maia (PMDB-BA) ao PL 4.330/04, terceirização
- 30 de agosto (sexta-feira)
Dia Nacional com paralisações pela pauta trabalhista e avanços sociais
Últimas notícias
“Mudança já vem tarde”, diz Marinho, e Câmara abre debate histórico sobre fim da escala 6×1
7/5 - 10:57 |
Paim se despede com legado e luta, depois de 40 anos a serviço do trabalhador e da democracia
7/5 - 10:53 |
Pressão das ruas e nas redes avança e maioria quer enterrar escala 6×1
7/5 - 10:48 |
Entre a caricatura e a realidade: o lugar incômodo do Lula 3
7/5 - 10:33 |
Patrões no banco dos réus e TST desmascara coerção pró-Bolsonaro nas eleições de 2022
Notícias relacionadas
Paim se despede com legado e luta, depois de 40 anos a serviço do trabalhador e da democracia
6/5 - 9:55 |
Centrais pressionam nos bastidores cúpula da comissão por texto enxuto contra escala 6x1
6/5 - 9:43 |
Jornada de trabalho vira campo de disputa na Câmara em meio a pressão social e calendário acelerado
28/4 - 18:35 |
Alencar Santana e Leo Prates assumem comissão sob articulação de Hugo Motta e aceleram PEC da jornada
19/3 - 10:55 |
Jornada de 36 horas trava no Senado e depende de pressão social para avançar

