Contee: caso Gama Filho-UniverCidade expõe limites da mercantilização

Brasília-DF, terça-feira, 23 de abril de 2024


Brasília, domingo, 19 de janeiro de 2014 - 16:11      |      Atualizado em: 21 de janeiro de 2014

ENSINO SUPERIOR

Contee: caso Gama Filho-UniverCidade expõe limites da mercantilização


Fonte: Portal CTB

Desde década passada, entidades ligadas à educação denunciavam as irregularidades cometidas pela Gama Filho e pela UniverCidade, sem que as autoridades competentes atuassem com rigor

reprodução
Não é de hoje que a Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) denuncia os efeitos perversos da mercantilização do ensino no Brasil – particularmente da educação superior. O caso da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) é mais um capítulo desse processo cada vez mais agudo no país.

Ao justificar o descredenciamento, o MEC apontou razões de várias ordens: "baixa qualidade acadêmica, grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior".

Apesar da expressiva comunidade acadêmica e dos volumosos recursos recebidos do governo federal, as duas instituições jamais se consolidaram como referências de ensino.

Na realidade, desde a década passada a Contee, o movimento estudantil e outras entidades ligadas à educação denunciavam as irregularidades cometidas pela Gama Filho e pela UniverCidade, sem que as autoridades competentes atuassem com rigor.

Sediadas no Rio de Janeiro e mantidas pelo grupo Galileo Administração de Recursos Educacionais, as instituições enfrentavam uma crise crescente – que levava cada vez mais insegurança a seus 1.600 professores, 3 mil funcionários e 9.500 estudantes.

Problemas como as péssimas condições de funcionamento, a má qualidade de ensino e a falta pagamentos de professores e funcionários eram recorrentes.

Foi apenas em 2012 que o MEC, diante do agravamento da crise, passou a tomar "medidas de supervisão", como o Termo de Saneamento de Deficiências, acordado com a mantenedora, e uma medida cautelar de suspensão de ingresso de novos alunos.

Como o grupo Galileo não tomou as prometidas "ações de curto, médio e longo prazo, para assegurar a normalidade administrativa e acadêmica", o MEC instaurou processo administrativo.

A decisão de descredenciar as instituições foi tomada na última segunda-feira (13/01), "com o objetivo de preservar o interesse dos estudantes e da sociedade por uma educação superior de qualidade".

Dada esta situação que se arrastava e em que pesem os danos imediatos a trabalhadores e estudantes, a Contee compreende que, neste momento, o descredenciamento era a única medida possível para evitar que novos estudantes, professores e outros profissionais venham a sofrer com a irresponsabilidade do grupo Galileo.

Após esta atitude, cabe agora ao governo federal a adoção de novas medidas para sanar os prejuízos causados aos trabalhadores e estudantes das instituições.

É fundamental reiterar, de todo modo, que esse cenário é regra – e não exceção – no conjunto do ensino superior brasileiro, indo muito além das duas instituições agora punidas.

O caso Gama Filho-UniverCidade escancara os verdadeiros interesses e limites do capital privado num setor tão estratégico. Ao descaso das entidades mantenedoras se soma a ausência da regulação do ensino particular, bem como a desarticulação com o setor público.

É um terreno fértil para a mercantilização do ensino – um fenômeno que precisa ser combatido, sob o risco, acima de tudo, de pôr em xeque todo e qualquer projeto de desenvolvimento soberano do país.

Combater este processo é uma luta intensa da Contee, que tem insistentemente denunciado os descalabros cometidos contra a educação e chamado à responsabilidade o próprio governo federal, no sentido de assegurar seu compromisso com a qualidade do ensino e o cumprimento das normas gerais da educação nacional.

Nesse sentido, a Contee também se solidariza com os milhares de trabalhadores e estudantes da Gama Filho e da UniverCidade. Todo apoio à sua luta contra este nefasto modelo que trata a educação como mercadoria e ignora o interesse público, levando à financeirização e à desnacionalização do ensino superior.

Que esta inevitável medida do MEC sensibilize o Congresso Nacional e acelere a tramitação de propostas como o Projeto de Lei (PL) 4.372/2012, que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (Insaes).

Sem mecanismos como este – que regulamentem a educação superior privada –, os "tubarões do ensino" continuarão a ter "carta branca" para continuar tratando educação como mercadoria, sem qualquer respeito pelos direitos de trabalhadores e estudantes.

Ao mesmo tempo, a Contee espera que a ação do MEC sinalize uma ousada ruptura na política para o ensino superior, em benefício da educação pública e da sociedade brasileira.

Nos últimos anos, o governo federal foi um dos principais indutores do ensino superior privado, com a ampliação da transferência de recursos públicos para faculdades e universidades particulares, por meio de iniciativas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies).

Revisar essa política é fundamental. Do contrário, medidas pontuais, como o descredenciamento da Gama Filho e da UniverCidade, serão insuficientes para enfrentar os graves problemas da educação no Brasil.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com