Indulto será de 24 a 28 e do dia 31 de dezembro ao dia 4 de janeiro

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, terça-feira, 22 de dezembro de 2009 - 15:40

1.030 PRESOS SOLTOS NO DF

Indulto será de 24 a 28 e do dia 31 de dezembro ao dia 4 de janeiro


Fonte: Tribuna do Brasil

A partir do dia 24, 1.030 presos deixarão as penitenciarias do Distrito Federal, devido à saída especial de Natal e Ano Novo, mais conhecido como saidão. A Vara de Execuções Penais do DF (VEP) publicou no dia 30 de novembro a regulamentação do benefício.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os presos sairão dia 24, às 10 horas, retornando dia 28, no mesmo horário. A liberação do Ano Novo seguirá o mesmo esquema, com saída dia 31 e retorno dia 4 de janeiro.

Fundamentado na Lei de Execuções Penais (7.210/1984), o saidão tem o objetivo de ressocializar os presos. De acordo com o artigo 1, do objeto e da aplicação da Lei de Execução Penal, "o objetivo é efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado".

O beneficio é concedido aos que cumprem pena em regime semi-aberto com autorização para saídas temporárias e aos que realizam trabalho externo. Os que estão sob investigação, respondendo a inquérito disciplinar ou que tenham recebido sanção disciplinar, não têm direito à saída especial.

A Secretaria de Segurança Pública encaminhará lista com foto e nome dos liberados para a Polícia Civil e Militar, para que seja utilizada como identificação, caso necessário.

Outra medida são as visitas aleatórias de agentes do sistema prisional à residência dos presos para conferir o cumprimento das determinações, como: recolher-se à residência até às 18 horas; manter bom relacionamento com a família; não ingerir bebidas alcoólicas; não andar na companhia de outros internos ou ex-internos; não se ausentar do DF, exceto os que residem nas cidades do Entorno.

No sistema sócio-educativo, os internos também passarão as festas de fim de ano com a família. Assim como no sistema carcerário, sairão no dia 24 e retornarão no dia 28, e no dia 31, retornando dia 4 de janeiro. O juizado da Vara da Infância e da Juventude é responsável pela liberação.

No Centro de Internação de Adolescentes na Granja das Oliveiras (Ciago), 70 adolescentes serão beneficiados. No Centro de Planaltina (Ciap) são 41 e no Centro de Internação Asa Norte (Caje I), 40.

O Centro de Atendimento Juvenil Especializado Caje II não entrou no beneficio. Lá, cerca de 110 jovens estão em cautelação provisória; mas seus os familiares poderão visitá-los no dia 24 e 31 de dezembro.

Criminalidade aumenta
Conforme o delegado da 32ª DP (Samambaia), Onofre Moraes, com o saidão a criminalidade aumenta, principalmente em casos de homicídios.

"Crimes contra o patrimônio, furtos, roubos e homicídios têm um grande aumento. Homicídio principalmente, por vingança. Saem para matar ou são mortos", comentou o delegado.

Conforme Onofre, a saída especial é para o sentenciado passar com a família, mas a realidade é outra. "Muitos querem sair para encontrar a turma e ficarem pela rua; vários não são encontrados em casa como deveria acontecer", afirmou.

Em relação ao número de evasão, a Secretaria de Segurança Pública afirma que é uma porcentagem muito baixa, aproximadamente 2%, o menor índice do país.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com