Brasília, quarta-feira, 29 de setembro de 2010 - 17:58
ELEIÇÕES 2010
Dilma (PT) ainda tem 55% de votos válidos na média das pesquisas
Fonte: Diap
Embora a pesquisa Datafolha divulgada, nesta segunda-feira (28), aponte queda de Dilma Rousseff (PT) e possibilidade de haver segundo turno na corrida presidencial, a candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando ainda é favorita a vencer as eleições já em 3 de outubro.
Na média das quatro sondagens mais recentes, Dilma tem 55% dos votos válidos. A informação é do jornalista especializado em estatísticas José Roberto de Toledo, do blog Vox Publica.
Entraram no cálculo da média duas pesquisas feitas pelo Datafolha, uma do Ibope e outra do Vox Populi - todas concluídas nos últimos quatro dias.
A média tem a vantagem de diluir eventuais pontos fora da curva em uma sequência de pesquisas, mas é mais lenta para detectar mudanças bruscas de tendência do eleitorado.
Na sondagem feita nesta segunda, o Datafolha aponta uma queda das intenções de voto de Dilma para 46% do total de votos, ou 51% dos válidos.
Em comparação ao levantamento anterior do mesmo instituto, aumentaram os eleitores sem candidato (indecisos e quem pretende votar branco ou nulo), de 8% para 11%.
É como se uma parte do eleitorado de Dilma tivesse ficado em dúvida e estivesse repensando seu voto.
Isso porque, entre os adversários, apenas Marina Silva (PV) se beneficiou da queda de Dilma no Datafolha. Ela foi a 14% no total de votos, ou 16% dos válidos.
José Serra (PSDB) continua com 28% no total, e chegou a 32% nos válidos, nas contas do instituto. Os demais candidatos não somaram 1%, mas o instituto não informou se, juntos, atingem esse percentual.
A pesquisa Datafolha contrasta com o tracking diário do Vox Populi (uma média móvel de quatro dias, com amostras diárias de 500 entrevistas).
O percentual de Dilma nesta semana, no tracking, continuava sendo de 49%, como na véspera. Serra seguia com 24%, enquanto Marina mantinha a tendência de crescimento e chegava a 13%.
O Datafolha é o único dos institutos que divulgam pesquisas sobre a eleição presidencial que faz as entrevistas em pontos de fluxo - e não na casa dos eleitores.
Por conta disso, o perfil de sua amostra tende a ser um pouco diferente dos demais: capta a opinião de mais pessoas ativas, que saem à rua com frequência.
A alegação do Datafolha é que esses eleitores são uma espécie de vanguarda das mudança de humor do eleitorado, que demorariam a atingir os mais caseiros. Mas essa é uma hipótese que jamais foi provada.
O movimento que poderia levar a eleição para o segundo turno poderá ser confirmado ou rechaçado nos próximos dias. Há três novas pesquisas a serem divulgadas entre esta terça e quinta-feira: Ibope. Sensus e outra do próprio Datafolha.
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