Brasil está preparado para aproveitar ciclo de expansão, diz ministro

Brasília-DF, domingo, 8 de junho de 2025


Brasília, quarta-feira, 30 de abril de 2014 - 14:56

ECONOMIA

Brasil está preparado para aproveitar ciclo de expansão, diz ministro


Fonte: Agência Brasil

Para ele, País tem conseguido sair da crise por causa da manutenção do níveis de emprego

O Brasil está preparado para aproveitar o ciclo de expansão que se projeta para a economia mundial nos próximos anos. Na opinião do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, os investimentos que têm sido feitos em infraestrutura e logística ajudarão o país a “aproveitar a janela de oportunidades” que deverá aparecer na medida em que os efeitos da crise financeira mundial, iniciada em 2008, comecem a perder fôlego.

Borges disse que o Brasil está conseguindo sair da crise, mantendo o nível de pleno emprego. “Temos condições estruturais para estarmos bem preparados para o novo ciclo de expansão mundial. (...) A gente endereçou o que está escrito na Constituição, que é a construção do bem estar no Brasil. Foi dessa forma que conseguimos enfrentar esse desafio no período [de crise mundial]. Muito diferente do que foi feito em outros países”, disse o ministro.

“Agora a questão é como aproveitar a janela de oportunidades a partir dos investimentos em infraestrutura”, acrescentou ele durante o seminário Brasil Novo – Discussões para a Construção de uma Agenda Positiva no Congresso Nacional, que ocorre na Câmara dos Deputados.

Segundo Borges, a política adotada pelo governo nesse meio tempo foi a de "evitar que o país entrasse em recessão". Ele lembrou que foram necessários dez anos para que a Crise de 1929, nos Estados Unidos, fosse superada. “A crise atual já tem seis anos, e somos um dos poucos países que estão saindo ilesos da crise. Do ponto de vista do que foi essa crise, o Brasil saiu sem entrar em recessão”, argumentou.

O ministro também lembrou que, no âmbito do comércio exterior, o Brasil, como membro do Mercosul, vem trabalhando em um acordo comercial para incrementar o intercâmbio de bens e serviços entre o bloco latino-americano e a União Europeia. Ele acredita que um esboço do acordo deve estar pronto até o meio do ano.

Segundo o ministro, a média de crescimento do país nos últimos anos tem sido pequena, mas, acrescentou ele, “em nenhum momento, a indústria brasileira entrou em crise”.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com