Brasília, sexta-feira, 3 de junho de 2011 - 13:49
POLÍTICA EDUCACIONAL
Deputada apresenta emendas ao Plano Nacional de Educação
Fonte: Portal Vermelho
Uma das propostas da parlamentar é a inclusão no ensino básico brasileiro de conteúdos como noções do mundo do trabalho, novas tecnologias e esportes
A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) apresentou seis emendas ao Plano Nacional de Educação.
Todas as propostas de alteração estão ligadas ao tema da ciência e tecnologia, uma das principais áreas de atuação da parlamentar, que também foi Secretária de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
Em uma das emendas apresentadas, a deputada quer incluir os estudantes do Ensino Técnico e Tecnológico no Plano Nacional de Assistência Estudantil.
Ainda no ensino técnico foi proposto o aumento gradual de oferta de vagas, visando ampliação do ensino profissional no Brasil.
Os programas de pesquisa nas universidades também foram contemplados. Uma das emendas pretende ampliar a oferta de vagas em programas de pesquisa e extensão na graduação; outra foca nos programas de pós-graduação, com o objetivo de fomentar pólos regionais de alta tecnologia voltados a execução de projetos estratégicos para o país.
Luciana solicitou ainda a instalação de laboratórios com acesso a banda larga como alternativas para qualificar a educação.
Para a deputada a exclusão digital é certamente um grande entrave para o desenvolvimento e inclusão social e medidas como a implantação desses laboratórios nas escolas poderão melhor a qualidade de seu ensino.
Outra proposta da parlamentar é a inclusão no ensino básico brasileiro de conteúdos como noções do mundo do trabalho, novas tecnologias e esportes.
Mais emendas
Após reunião com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), a deputada Luciana acrescentou outras 18 emendas ao PNE.
As propostas buscam assegurar e fortalecer o papel do Fórum Nacional de Educação, regulamentar o ensino privado, instituir e regulamentar o Sistema Nacional de Educação e garantir a formação continuada dos profissionais de educação infantil.
Entre outras questões as emendas abordam o atendimento aos alunos com necessidades especiais; a regulamentação da oferta de ensino superior por instituições privadas; a autonomia da Universidade Pública; e o limite de participação do capital estrangeiro em instituições de educação privadas.
As emendas apresentadas são fruto de amplo debate junto às entidades de representação estudantil – União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), fórum no qual Luciana sente-se à vontade devido sua atuação no movimento estudantil e sua gestão como vice-presidente da UNE em Pernambuco.
Últimas notícias
Bolsonaristas articulam PEC contra Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho
4/12 - 18:55 |
Brasil mobilizado contra violência às mulheres
4/12 - 18:34 |
Conheça o calendário de atividades do SAEP no fim de ano
4/12 - 18:15 |
CCT garante manutenção de benefícios essenciais e fortalece cuidado com a categoria
1/12 - 13:45 |
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
Notícias relacionadas
Câmara aprova licença menstrual de até 2 dias por mês para mulheres com fluxo intenso; vai ao Senado
27/10 - 17:37 |
Trabalhadores à beira do esgotamento: Brasil precisa encarar a redução da jornada como pauta urgente
20/10 - 10:1 |
CCJ debate PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
20/10 - 9:50 |
O Dia do Professor nasceu de 2 histórias de luta e afeto
10/10 - 13:55 |
PEC propõe 36 horas de trabalho e 2 dias de descanso; Senado inicia discussão

