Saneamento básico pode passar a ser direito social

Brasília-DF, quarta-feira, 15 de maio de 2024


Brasília, terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 - 14:3

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Saneamento básico pode passar a ser direito social


Fonte: Agência Câmara

Está em análise na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 93/15, que inclui o saneamento básico entre os direitos sociais previstos na Constituição.

Atualmente, são direitos sociais (relacionados ao bem-estar geral e à justiça social) a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados. O texto é de autoria do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

Segundo o deputado, o saneamento básico é um fator determinante na proteção ambiental e na melhoria das condições de saúde da população, e por isto dever ser uma prioridade, com garantia constitucional.

Ele afirmou que para ele o saneamento não se resume "ao simples tratamento da água e ao esgotamento sanitário". "São ainda ações que preservam a qualidade do meio ambiente, a coleta e destinação adequada do lixo, o controle da poluição e de roedores e insetos, a drenagem de águas pluviais", disse o deputado.

Tramitação
A admissibilidade da PEC 93/15 será examinada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, a proposta será analisada em uma comissão especial de deputados, a ser criada especificamente para esse fim. E depois seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com