Brasília, terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 - 13:37 | Atualizado em: 8 de fevereiro de 2012
ELEIÇÕES
Nova lei cria regime democrático nas escolas públicas do DF
Fonte: Correio Braziliense
Qualquer servidor da educação poderá ser candidato, desde que tenha graduação em licenciatura. Todos também estão aptos a votar, além de alunos acima dos 13 anos e seus pais e responsáveis
A partir de abril deste ano os diretores e vice-diretores das 649 escolas públicas do Distrito Federal (DF) serão escolhidos pela própria comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais de alunos).
Não haverá mais escolha antecipada por parte do governo dos nomes a serem votados para as funções, ao contrário do que ocorre atualmente.
A novidade está presente na lei que cria a Gestão Democrática do Ensino Público do DF, sancionada nesta terça-feira (7) pelo governador Agnelo Queiroz. A lei foi aprovada no final do ano passado por unanimidade pela Câmara Legislativa do DF (CLDF).
Qualquer servidor da educação poderá ser candidato, desde que tenha graduação em licenciatura. Todos também estão aptos a votar, além de alunos acima dos 13 anos e seus pais e responsáveis.
"É um momento histórico porque estamos tornando as escolas democráticas de fato. É uma conquista para todos", argumentou o governador Agnelo Queiroz durante a solenidade de assinatura, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPA), em Brasília.
Os atuais diretores tiveram o mandato encerrado no dia 31 de dezembro do ano passado. No entanto, permanecerão no cargo até que os próximos assumam as funções.
O prazo máximo para realização das eleições é 180 dias a contar a partir desta terça (7), data de sanção da lei. O GDF não prevê dificuldades para que o processo seja desencadeado até lá.
O diretor eleito terá mandato de três anos, porém, nesta primeira eleição, o mandato irá apenas até 31 de dezembro de 2013, para que não coincida com as eleições gerais, que ocorrem em 2014.
"A questão agora é fazer com que as famílias participem do processo, que a comunidade escolar como um todo se envolva no processo", resume o secretário de Educação do DF, Denilson Bento.
Últimas notícias
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrenado como problema de Estado
3/6 - 16:3 |
A anistia aos golpistas é teratológica
21/5 - 15:22 |
Maio Laranja: proteger crianças e adolescentes é tarefa de todos
Notícias relacionadas
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
2/1 - 8:36 |
Realidade x esquizofrenia da imprensa e analistas de mercado
26/9 - 19:42 |
Igualdade salarial: Dieese publica estudo sobre negociações em 2024
8/2 - 19:10 |
Iniciada licitação para concessão da Rodoviária privatizada do Plano Piloto
1/11 - 11:22 |
Proposta de privatização da rodoviária é rechaçada por comerciantes