Brasília, sexta-feira, 8 de maio de 2009 - 1:46
SAÚDE PÚBLICA
Governo autoriza fabricação de vacina contra gripe suína
Fonte: CorreioWeb
Medida deverá reduzir em pelo menos um ano o prazo para a eventual disponibilização do produto, que está em fase inicial de pesquisa

O governo brasileiro autorizou ontem previamente a fabricação, distribuição e comercialização no País de uma vacina contra a gripe suína. A medida deverá reduzir em pelo menos um ano o prazo para a eventual disponibilização do produto, que está em fase inicial de pesquisa no mundo.
No entanto, o Ministério da Saúde informou ter decidido que, no momento, dará prioridade à importação de imunizantes produzidos por multinacionais. A pasta não vai investir agora na fabricação de uma vacina nacional pela Fundação Butantã, pois defende que ela priorize a produção da vacina contra a gripe comum, que está atrasada.
A fundação, ligada ao governo estadual de São Paulo, é o único laboratório público que tem uma fábrica de vacina contra a influenza sazonal no País, investimento de R$ 54 milhões do Estado e União, mas ela ainda não está produzindo por causa de atrasos nos cronogramas das obras. O objetivo era que, com a planta, o País tivesse alcançado a autossuficiência destas vacinas em 2008. A doença gera 500 mil mortes anuais no mundo.
O secretário de Ciência e Tecnologia do ministério, Reinaldo Guimarães, destacou que ainda é controversa a fabricação da nova vacina e que podem ocorrer problemas.
"Nós entendemos que isto pode demorar. O Butantã recebeu recursos muito importantes para produzir a vacina sazonal, e ele está atrasado, então a posição é que ele tem de continuar o processo. Com relação à vacina de gripe suína, o ministério vai comprar de produtores que oferecerem, se ela aparecer", disse Guimarães.
"Quando o Butantã tiver isto com velocidade de cruzeiro, vamos examinar. Ele é uma instituição de primeiríssima qualidade. No Brasil, o que se fizer em influenza, é do Butantã", completou.
Segundo a resolução da diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a autorização prévia para a nova vacina só vale para detentores de registro de vacinas contra o vírus da gripe no Brasil, que tenham fábricas do produto e para produção a partir da cepa do novo vírus fornecida pela Organização Mundial da Saúde.
Além disso, a agência deverá ser comunicada após o recebimento da cepa. Ontem a agência liberou, para laboratórios do Rio e São Paulo, os primeiros kits de diagnóstico da nova doença, que deverão elucidar casos suspeitos. Os resultados devem sair em 72 horas, a partir do início das análises.
Últimas notícias
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado
Notícias relacionadas
Plano de governo ilegítimo e corrupto é ditadura econômica de 20 anos
28/3 - 14:6 | VÍRUS
Febre: dengue, zika, chikungunya ou gripe A (H1N1)?
1/9 - 14:49 | SAÚDE
HPV: meninas de 11 a 13 anos devem receber segunda dose de vacina
7/5 - 14:48 | SAÚDE
Mais de 190 mil pessoas já foram vacinadas contra gripe no DF
23/4 - 13:57 | SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe será iniciada nesta quarta no DF