Brasília, sexta-feira, 8 de maio de 2009 - 15:15 | Atualizado em: 10 de maio de 2009
REPRESENTAÇÃO SINDICAL
1° Seminário: encontro é uma vitória dos auxiliares
“Esse é um momento relevante para unir e fortalecer as lutas da categoria, além de afirmar a importância da representação sindical”, diz a presidente do Sindicato

O 1º Seminário de Valorização dos Auxiliares de Administração Escolar teve por objetivo debater os fundamentos das propostas que compõem as cláusulas da campanha salarial de 2009. A primeira que a atual direção do Sindicato conduz, após a fundação da entidade, em 2005.
O evento debateu ainda os cenários econômico, político e sindical, a fim de situar o segmento no debate, cuja relação é econômica, política e também leva em consideração o nível de organização e intervenção da categoria nesse momento de definições das convenções coletivas de trabalho.
O seminário foi o maior evento da categoria "não convocado pelos patrões", como disse o representante da CEA (Confederação dos Educadores Americanos), Wellington Teixeira Gomes.
Após a apresentação do Hino Nacional, a presidente do SAEP, Maria de Jesus da Silva, agradeceu a presença dos convidados que compuseram a mesa dos trabalhos e também destacou o empenho dos representantes das instituições no evento.
Ela ainda, da luta da categoria para criar uma representação sindical e a importância da realização do seminário para os trabalhadores em estabelecimentos de ensino.
"Esse é um momento relevante para unir e fortalecer as lutas da categoria, além de afirmar a importância da representação sindical", ressaltou a presidente.
Sinproep
Em seguida, Trajano Jardim, do Sinproep, afirmou que as dificuldades dos auxiliares são as mesmas dos professores.
"Temos os mesmos patrões, a exploração é a mesma. Só vamos conseguir avançar nessa luta se estivermos unidos, para encontrar formas de trabalho e salário dignos", destacou o representante dos professores.
Fitee
Para Wellington Teixeira Gomes, da Fitee, e representante da CEA, a realização do Seminário afirma a importante vitória que foi a fundação do SAEP.
"Estou muito feliz com essa mobilização. Em 50 anos, é a primeira vez que os auxiliares de Brasília se reúnem nessa proporção e sem ser convocados pelos patrões", disse Gomes, além de saudar os participantes pela presença no evento.
Momento oportuno para o debate
O membro da Comissão Política do PCdoB, Alan Bueno, parabenizou o Sindicato dos Auxiliares por realizar o Seminário neste momento muito oportuno de crise econômica mundial.
Fato este que tem gerado tanto desemprego. "Muitos empregadores utilizam a crise para não repassar aumento salarial. Essa crise não é responsabilidade dos trabalhadores, eles não devem pagar pela crise", disse o representante.
Bueno ressaltou também a importância da categoria se manter unida e lutar contra a tentativa dos capitalistas de transferir os prejuízos da crise para os trabalhadores.
E acrescentou, "o discurso do trabalhador tem que ser: ´nós queremos aumento salarial porque, assim, a economia do Brasil gira e combatemos a crise no país´."
CTB
Pela CTB, Moysés Leme da Silva, falou sobre a formação que os auxiliares vão adquirir no evento, das lutas da categoria para mudar o piso salarial e pela redução da jornada de trabalho.
"Vamos ter que trabalhar bastante para isso. Tudo vai ser possível, vejo muito otimismo nesse Seminário. É assim que vamos avançar", explicou Silva.
Moysés ressaltou ainda que a Central dos Trabalhadores está à disposição para apoiar a luta da categoria.
Fitrae
O representante da Fitrae, Alberto de Oliveira Ribeiro, questionou os participantes. "Todo mundo está feliz no trabalho?". A resposta do plenário não poderia ser outra, "NÃO".
Ribeiro lembrou que, a maioria das pessoas passa grande parte do dia no trabalho. "É aí que começa nossa luta, ninguém gosta de trabalhar infeliz". E concluiu com uma frase do filósofo Karl Marx: "só juntos conseguiremos encontrar o bem comum para encontrar a felicidade".
Contee
José Roberto Torres Machado, da Contee, falou sobre a importância dos auxiliares na base participarem dos trabalhos do Sindicato.
"Normalmente, o trabalhador só procura o sindicato uma vez por mês ou quando tem algum problema para resolver", lamentou Machado.
O representante, ainda, esclareceu sobre a diferença entre a nomenclatura auxiliar de administração e técnico administrativo que, quem determina é a Consolidação das Leis do Trabalho.
Continuação dos trabalhos
José Roberto, da Contee, vai conduzir o primeiro debate na parte da tarde, e explicar o andamento das negociações salariais de 2009, da categoria.
Depois das apresentações dos representantes das entidades sindicais convidadas, aconteceu o 1º Painel do Seminário, com o tema "Elementos para a formulação das propostas do SAEP apresentadas aos patrões".
O expositor é o técnico de pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Haroldo Fernandes Filho.
Convidados
O 1º Seminário dos Auxiliares de Administração Escolar das Escolas Particulares de Brasília teve início na manhã desta sexta-feira (8).
A mesa de abertura contou com a presença de representantes do SAEP, Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Fitee (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), CEA (Confederação dos Educadores Americanos), Fitrae/BC (Federação Interestadual dos trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central), Sinproep (Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal), e do PCdoB (Partido Comunista do Brasil).
Últimas notícias
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado
Notícias relacionadas
SAEP trabalha para reverter irregularidades no Colégio São Camilo
10/6 - 9:5 | DIREITOS DOS TRABALHADORES
Descontar falta em decorrência de greve de ônibus é ilegal
28/5 - 10:56 | DEFESA
Dias pede cautela na aprovação da terceirização
13/3 - 10:9 | AÇÃO SINDICAL
SAEP abre inscrições para Seminário de Previdência Social
20/10 - 17:22 | TRABALHADORES
Centrais sindicais cobram do STF debate sobre terceirização