Brasília, sexta-feira, 23 de agosto de 2024 - 13:36
Trabalhador, cuidado com e-mail falso sobre FGTS, alerta MTE
Ministério do Trabalho só se comunica por canais oficiais e orienta a não abrir linques e não compartilhar informações pessoais. Órgão não envia mensagens

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) emitiu alerta para proteção de dados de empregadores e trabalhadores. Circula pelas caixas de correio eletrônico (e-mail) mensagem falsa sobre supostos processos trabalhistas, com documentos anexados.
Ao abri-la, o trabalhador ou trabalhadora se depara com indicação para fazer o download (baixar ou abrir) dos arquivos.
O governo orienta a quem receber esse tipo de mensagem para não clicar no linque e não compartilhar informações pessoais. Segundo o MTE, pode ser tentativa de fraude.
Orientação
Em comunicado, o MTE afirma que “não envia mensagens por e-mail diretamente a empregadores ou trabalhadores. Toda comunicação oficial relacionada a processos trabalhistas, benefícios e outros assuntos relevantes é realizada exclusivamente por meio dos canais oficiais do ministério, como o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET)”.
O ministério disponibiliza canais oficiais, pelos quais os cidadãos poderão esclarecer dúvidas. Basta ligar para 158 ou acessar o Fala.BR, no portal falabr.cgu.gov.br/web/home.
Sobre o DET
O DET é um sistema do governo federal, administrado pela SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho) do MTE, criado para facilitar a comunicação eletrônica entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores, em conformidade com o artigo 628-A da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Com informações do MTE e do ICL Notícias.
Últimas notícias
Senado debate jornada de 36h e fim da escala 6×1 em audiência pública da CCJ
21/10 - 16:40 |
Renan anuncia mudanças no PL de isenção do IR e critica “inconstitucionalidades” da Câmara
21/10 - 15:43 |
A pejotização é a nova face da precarização do trabalho
20/10 - 10:24 |
Os invisíveis da educação: sem eles, as escolas não funcionam
20/10 - 10:1 |
CCJ debate PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais