SAEP na campanha contra o câncer de mama

Brasília-DF, quinta-feira, 28 de março de 2024


Brasília, segunda-feira, 8 de outubro de 2018 - 15:3

SAEP na campanha contra o câncer de mama


Por: Sônia Corrêa

SE TOQUE: O Outubro Rosa é a campanha de conscientização contra o câncer de mama, segunda causa de morte entre mulheres. Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde dá início à campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa. Leia mais:

A dirigente do SAEP-DF, Fátima Silva que também é a representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Conselho dos Direitos da Mulher, ressalta a importância do autoexame, mas destaca a necessidade da realização de mamografias.

“Precisamos nos tocar no sentido de estarmos alertas, mas também realizar o toque e ao menor nódulo sentido, procurar imediatamente o serviço de saúde. Além disso, o Estado é obrigado a disponibilizar mamografias para mulheres a partir dos 50 anos de idade.”, lembra Fátima.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A faixa dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguida pelo Ministério da Saúde baseado em estudos que comprovam maior incidência da doença e maior eficiência do exame.

Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. 
 









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com