Ensino Superior: aberto prazo para oposição ao desconto da contribuição assistencial

Brasília-DF, domingo, 23 de junho de 2024


Brasília, sexta-feira, 14 de junho de 2024 - 15:52      |      Atualizado em: 17 de junho de 2024 - 8:51

Ensino Superior: aberto prazo para oposição ao desconto da contribuição assistencial

Desconto está previsto na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2023/2025 e Termo Aditivo, celebrados pelo SAEP e Sindepes

O SAEP torna pública, nessa quinta-feira (13), por meio de edital publicado no Jornal de Brasília, a convocação para manifestação contrária — oposição — ao desconto da contribuição assistencial laboral. A medida alcança todos os auxiliares abrangidos pela CCT. Interessados têm até as 17h de 24 de junho para fazer o pedido. 

É salutar, no entanto, ressaltar alguns pontos.

Ganhos para categoria

A luta do SAEP, desde 2023, que garantiu a partir de 1º de maio de 2024, piso salarial para a categoria no valor de R$ 1.474,40 para o auxiliar de administração escolar que trabalha nas IES (Instituições de Ensino Superior). O reajuste salarial foi de 3,23%.

Segundo a CCT, a partir de 1º de maio, os salários foram, em cada IES, reajustados ao valor do salário devido em 30 de abril de 2024, acrescido do índice do INPC/IBGE, de 1º de maio de 2023 a 30 abril de 2024.

Destaque-se, também, que partir 1º de maio de 2023, o vale-alimentação ou vale-refeição passou ao valor mínimo de R$ 33,03 por dia trabalhado.

Força representativa

O Sindicato é a união de mentes e saberes, concentrados em estrutura sindical, que tem garantido a defesa de direitos dos trabalhadores. Por meio do SAEP, é possível negociar por melhores condições de trabalho. E, mais importante: fazer isso em patamar de igualdade com empregadores, por meio da assistência jurídica especializada, oferecida pelo Sindicato.

Além do atendimento das questões legais, por meio dos recolhimentos, o Sindicato se organiza e se estrutura para oferecer serviços diversos, como cursos de capacitação e benefícios sociais. O recurso permite até mesmo obter convênios para assistência médica e odontológica mais vantajosos aos filiados ao SAEP.

Questão cara à categoria, a contribuição é, portanto, meio de manter a continuidade dessa atuação. Surgiu no momento em que a população mais precisava da força representativa dos sindicatos, com reconhecimento pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), e tem se mantido fundamental como voz ativa dos trabalhadores.

Proteção que se faz necessária ainda nos tempos atuais. A exemplo das recentes alterações legislativas dos últimos anos, quando a mobilização sindical evitou grandes prejuízos aos trabalhadores. 

Inúmeros retrocessos foram legalizados com a Reforma Trabalhista (2017), a contrarreforma. Porém, a mobilização sindical evitou a adoção em lei de medidas extremamente danosas ao trabalhador, como: redução do FGTS na demissão sem justa causa; aplicação de jornada de trabalho máxima; redução ou flexibilização dos intervalos intrajornadas; jornada em locais insalubres para gestantes; a restrição ao direito de greve constitucionalmente previsto.

Impactos ainda maiores também foram evitados na Reforma da Previdência (2019). Na época, eram discutidas questões como: desvinculação de benefícios do salário mínimo; redução das aposentadorias rurais; idade mínima mais alta para aposentadoria; base de cálculo para benefício inicial; exclusão da pensão por morte para dependentes.

Tais medidas eram amplamente propagadas pelos defensores dessas reformas. Foi a pressão e negociação sindicais que, em luta contínua, promoveu amplitude ao debate, levando constantes esclarecimentos à população, com atuação no Congresso e abordagens persistentes com os parlamentares.

Nosso compromisso

Com esse breve histórico, fica a ponderação a respeito da importância da participação e da união de todos na construção do Sindicato cada vez mais presente e firme no compromisso de lutar em defesa de direitos dos trabalhadores. 

O SAEP não mede esforços para assegurar ampla proteção às conquistas que levaram anos e muita luta para serem alcançadas. Nosso compromisso é com o bem-estar do profissional e consequente melhoria da qualidade de prestação de serviços e atendimento à categoria.

 

Como fazer a manifestação

A oposição deverá ser manifestada, presencialmente, no SBS (Setor Bancário Sul), Q. 1, Bloco K, Edifício Seguradoras, 15º andar.

O desconto está previsto na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) 2023/2025 e Termo Aditivo, celebrado pelo SAEP e Sindepes. 

No entanto, o parágrafo 7º da Cláusula 34 da CCT e o parágrafo 9º da Cláusula 5ª do Termo Aditivo também estipulam a abertura de prazo para a manifestação contrária à medida, iniciando-se a partir da publicação desta convocação.

 

Saiba mais:

Para ler o edital na íntegra clique AQUI.

Para acessar a CCT 2023/2025, clique AQUI e AQUI.

Para mais informações, clique AQUI.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com