Brasília, sábado, 6 de novembro de 2021 - 19:31 | Atualizado em: 24 de fevereiro de 2022 - 16:54
PRESIDENTE DO SINDICATO DESTACOU QUE ESSA É A FORMA DE O SINDICATO SE COLOCAR DIANTE DA IMENSA DEFASAGEM SALARIAL DA CATEGORIA
Antecipar a campanha salarial de 2022/2023, decide 1ª reunião da nova direção do SAEP
Na noite desta sexta-feira (5), a direção eleita do SAEP eleita em 15 de outubro realizou a 1ª reunião para resolver um conjunto de ações em torno das demandas do Sindicato. A decisão mais importante foi a de antecipar a campanha salarial de 2022/2023, pois a defasagem salarial da categoria é imensa.

Na noite desta sexta-feira (5), a direção eleita do SAEP eleita em 15 de outubro realizou a 1ª reunião para resolver um conjunto de ações em torno das demandas do Sindicato. A decisão mais importante foi a de antecipar a campanha salarial de 2022/2023, pois a defasagem salarial da categoria é imensa.
Sob a liderança de Maria de Jesus, a nova direção do SAEP já está efetivamente trabalhando, embora a posse formal/legal só vá se dar em 18 de novembro.
Maria de Jesus entende que essa é a forma de o Sindicato se colocar depois de 2 mandatos em que o SAEP se ausentou completamente da base da categoria e das lutas sindicais.
Ou seja, não foi apenas a Reforma Trabalhista, que retirou direitos dos trabalhadores, de 2018 em diante, ou a pandemia, que acabou por piorar tudo que já estava muito ruim.
As dificuldades porque passa o SAEP são também fruto de 2 gestões sindicais ausentes e descomprometidas com a categoria. “Mas vamos superar isto”, disse a presidente Maria de Jesus.
Solenidade de posse
Na reunião da diretoria eleita, ficou acertado que a posse vai ser por meio virtual, das 8h30 às 10 horas.
Isso é em razão de a pandemia do novo coronavírus não estar sob controle, e por isso causa preocupações e cuidados protocolares que devem ser seguidos por todos, como distanciamento social, uso de máscara e álcool 70% para higienização das mãos.
Desse modo, vai ser uma posse simples e objetiva, para efeitos formais, legais e estatutários.
Posse solene e política
A diretoria também decidiu que a posse política, com solenidade, vai ser em 3 de dezembro à noite, cuja data cai numa sexta-feira.
O evento vai ser no auditório da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) do setor privado, que congrega os sindicatos de professores, auxiliares e técnicos-administrativos. A sede da Confederação fica no SBS (Setor Bancário Sul), Ed. Seguradoras, 15º andar.
Essa posse política deve contar com as relevantes presenças do coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, do presidente da CTB-DF, Flauzino Antunes, dentre outras entidades sindicais que serão convidadas para a posse da nova direção do SAEP.
Nessa posse solene, algumas lideranças políticas e sindicais, que muito ajudaram o SAEP, serão homenageadas.
“Luta vai ser grande”
A diretora de Formação Luiza Fernandes Silva deu o tom do que foi a 1ª reunião do SAEP. “Eu estou sentindo que agora as coisas vão para frente no Sindicato”, disse a diretora.
A situação do SAEP está muito difícil e a “luta vai ser grande”, completou. Mas o Sindicato vai superar todas as dificuldades sob a nova direção que ora assume este novo mandato, comentou Luiza.
Últimas notícias
Paim defende novo Estatuto do Trabalho para conter efeitos da automação
15/10 - 14:53 |
Paim defende jornada de 36 horas e diz que Brasil precisa de “avanço civilizatório”
13/10 - 14:54 |
15 de outubro: Dia do Trabalhador em Educação é celebrado com descanso garantido em Convenção Coletiva
13/10 - 14:32 |
Reforma Trabalhista: 8 anos de retrocessos travestidos de modernização
13/10 - 14:30 |
“Honestino” emociona e é aplaudido de pé no Festival do Rio
Notícias relacionadas
Pejotização: falso empreendedorismo que ameaça o trabalho e a proteção social
8/10 - 17:11 |
Formação e ação: SAEP promove curso para fortalecer a direção sindical
7/10 - 21:47 |
Da CLT ao CNPJ: sindicatos reagem no STF à desumanização do trabalho, com a pejotização
7/10 - 21:34 |
Pejotização ameaça Previdência: perdas passam de R$ 180 bi em 2 anos, alertam autoridades no STF
7/10 - 21:25 |
Pejotização é “cupinização” do trabalho, diz advogado-geral da União ao STF