Brasília, terça-feira, 26 de janeiro de 2010 - 13:25
CAIXA DE PANDORA
Base de Arruda se articula para voltar a comandar Câmara Legislativa
Fonte: Agência Brasil
Com a oficialização da renúncia do deputado Leonardo Prudente (sem partido) da presidência da Câmara Legislativa, já é grande a movimentação entre os distritais para a escolha do novo presidente, que deve ocorrer em até sete dias.
A Casa deve voltar a ser comandada por integrante da base aliada ao governador José Roberto Arruda (sem partido), que é maioria na Câmara.
Prudente como Arruda foi eleito pelo DEM. Agora, sem patido tem sua reeleição comprometida.
A renúncia de Prudente foi uma estratégia da base aliada de Arruda para não deixar o comando da Câmara Legislativa com o deputado Cabo Patrício (PT).
O petista assumiu a presidência da Casa depois que a Justiça determinou o afastamento de Prudente, filmado colocando dinheiro nas meias, no gabinete do ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF, Durval Barbosa, autor das denúncias sobre um suposto esquema corrupção na administração local.
Alguns dos nomes cotados para disputar a presidência são os dos governistas Wilson Lima (PR), Eliana Pedrosa (DEM) e Raimundo Ribeiro (PSDB) – esses dois últimos são ex-secretários do governo Arruda. É provável que a oposição também apresente um candidato.
A data da eleição deve ser negociada, nesta terça-feira (26), pelos distritais. Na carta enviada à Mesa Diretora da Câmara, Prudente apenas comunicou a renúncia, em duas linhas, e não explicou os motivos para deixar o cargo.
Apesar de ter renunciado à presidência, Prudente permanece com o mandato de deputado distrital, mas não apareceu na sessão de segunda-feira (25), que deu início a convocação extraordinária da Casa.
Com a saída de Prudente, os parlamentares da oposição agora pressionam para que Arruda deixe o governo do Distrito Federal.
Últimas notícias
PL prevê volta da assistência sindical na homologação de demissões
10/6 - 10:7 |
Prazo para inscrição no Enem 2025 é prorrogado até sexta-feira (13)
6/6 - 15:22 |
SAEP convoca filiados para Assembleia de eleição dos delegados que irão para o 11º Conatee
5/6 - 17:53 |
SAEP apoia greve dos professores da rede pública; docente mal remunerado é descompromisso com educação de qualidade
3/6 - 18:24 |
Racismo: discriminação na UCB reacende debate, que sempre volta porque não é enfrentado como problema de Estado
Notícias relacionadas
TST: Só sindicato de trabalhador pode propor ação de reajuste salarial
12/6 - 20:47 | TRABALHO INFANTIL
O combate ao trabalho infantil no Brasil e a inadmissibilidade do aumento da idade mínima para o trabalho*
1/11 - 11:22 |
Proposta de privatização da rodoviária é rechaçada por comerciantes
23/2 - 11:25 | MENSALÃO DO DEM
Arruda e Roriz são condenados por improbidade administrativa
23/9 - 16:47 | COMISSÃO DE TRABALHO
Classificado assédio moral como improbidade administrativa