Governador eleito Agnelo Queiroz (PT) oficializa mais 25 secretários

Brasília-DF, domingo, 19 de maio de 2024


Brasília, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 - 11:27

GOVERNO DO DF

Governador eleito Agnelo Queiroz (PT) oficializa mais 25 secretários


Fonte: Jornal Alô Brasília, com edição

Governador decidiu criar ou alterar cinco pastas. Número de secretarias será maior

reprodução

Nesta terça-feira (21), o governador eleito Agnelo Queiroz (PT) confirmou mais um bloco do secretariado, com mais 16 gestores para as pastas, além do futuro chefe da Casa Civil do DF.

Somados aos nomes oficializados na segunda-feira (20), 25 novos secretários já foram divulgados.

O governador deve finalizar a ocupação das secretarias nesta quarta (22), com o anúncio de mais cinco nomes, no total de 30 secretarias foram criadas ou alteradas, junto com os nomes para as Administrações Regionais e empresas públicas.

Os partidos PSL, PPS, PSB, PMDB e PDT já foram contemplados nas escolhas de Agnelo.

Com o anúncio de terça, o governador eleito consegue, além de movimentar partidos, apaziguar algumas brigas - pelo menos as possíveis, e resolver pendências e promessas de campanha.

Como, por exemplo, colocar o atual presidente do PT-DF, Roberto Policarpo, como deputado federal. Policarpo não foi eleito, mas é primeiro suplente.

Com a saída de Paulo Tadeu (PT) para a Secretaria de Governo, Tadeu será o homem forte do governo Agnelo, Policarpo assumirá a vaga e por lá deverá ficar os próximos quatro anos.

Magela (PT) também deixará a Casa e será secretário de Habitação. Mais um suplente que, tudo indica, pode ser Augusto Carvalho (PPS), caso a Justiça entenda que a vaga seja da coligação e não do partido poderaá assumir.

Esta foi uma das promessas feitas por Agnelo para conseguir o apoio do PPS, diga-se de passagem.

A petista Arlete Sampaio (PT) também é deputada eleita e deixará o Legislativo local. Assim, Agnelo abre caminho para Rejane Pitanga, suplente do partido.

Para a Secretaria Especial Agnelo anunciou o nome de Newton Lins (PSL), para uma pasta em seu governo.

Newton era candidato ao GDF com o slogan "quero mudar" e acabou saindo da disputa e indo para o lado do petista. Foi agraciado no novo governo.

Contudo, o nome de Lins acaba ligando de alguma forma o novo ao velho governo, de Arruda. Newton foi assessor jurídico do então senador Arruda na época da violação do painel do Senado, em 2001.

Veja os nomes dos novos secretários:

- Casa Civil do Distrito Federal: Jacques Pena, ex-presidente da Fundação Banco do Brasil, se afastou após sete anos no cargo para coordenar a campanha da presidente Dilma Rousseff em Brasília. É ex-presidente do Sindicato dos Bancários do DF e ex-administrador regional de Samambaia durante o governo Cristovam Buarque.

- Secretaria da Criança: Dioclécio Campos Júnior, médico pediatra, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

- Secretaria da Juventude: Fernando Nascimento Silva Neto, natural de Brasília, formado em Ciência Política e Direito, é membro da Comissão de Assuntos Acadêmicos da seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil.

- Secretaria da Mulher: Olgamir Amância Ferreira, professora da Universidade de Brasília, doutora em Educação na área de Políticas Públicas, é a atual secretária de Mulheres do PCdoB.

- Secretaria do Trabalho: Glauco Rojas, publicitário, é o atual chefe de gabinete da liderança do PDT na Câmara dos Deputados (deputado Brizola Neto) e integra a Juventude do PDT, trabalhou no Ministério do Trabalho.

- Secretaria de Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária: Dirsomar Ferreira Chaves, natural de Morrinhos (GO), formado em Filosofia, atualmente é coordenador do escritório de representação da Eletronuclear no DF e presidente da Associação Comunitária de Vicente Pires.

- Secretaria de Desenvolvimento Econômico: José Moacir de Sousa Vieira, empresário de Ceilândia, dono da rede de lojas de material de construção Maranata.

- Secretaria de Obras: Luiz Carlos Pitiman (PMDB).

- Secretaria de Agricultura: Lúcio Taveira Valadão, engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Brasília, mestre em irrigação e drenagem pela Universidade Estadual Paulista.

- Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania: Alírio Neto (PPS).

- Secretaria de Ciência e Tecnologia: Gastão Ramos (PSB).

- Secretaria de Transportes: José Valter Vasquez foi diretor da Companhia Elétrica de Brasília e é o atual presidente da Companhia Elétrica do Estado do Goiás, foi indicado pelo vice-governador Tadeu Filippelli.

- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação: Geraldo Magela (PT).

- Secretaria da Ordem Pública e Social: Agrício da Silva, Tenente-Coronel da Polícia Militar do DF, atual comandante do 21º Batalhão (responsável pelo policiamento de São Sebastião), tem experiência operacional, com formação na área de operações especiais, gerenciamento de crise e negociação de conflitos.

- Secretaria de Administração: Denílson Bento da Costa, formado em História, professor da Secretaria de Educação do DF, secretário-geral da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

- Secretaria de Cultura: Hamilton Pereira, ex-secretário de Cultura do DF (governo Cristovam Buarque), membro da Diretoria da Fundação Perseu Abramo.

- Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos: Newlton Lins, advogado, engenheiro florestal e atual presidente do PSL no Distrito Federal.

Nomes oficializados na segunda-feira (20):

- Secretaria de Saúde: Rafael Aguiar Barbosa - Médico nefrologista, Barbosa estava na direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), onde já trabalhou com Agnelo.

- Secretaria de Ação Social: Arlete Sampaio (PT) - Deputada distrital eleita com 26.376 (1,87%) dos votos válidos, Arlete deixou o cargo de secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para concorrer a distrital.

- Secretaria de Governo: Paulo Tadeu (PT) - Deputado Federal eleito. Segundo candidato mais votado do DF. O parlamentar recebeu 164.555, 11% dos votos válidos.

- Secretaria de Meio Ambiente: Eduardo Brandão (PV) - Foi candidato ao governo do DF pelo Partido Verde. No segundo turno declarou apoio a Agnelo.

- Secretaria de Educação: Regina Vinhais Gracindo - Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Conselho Nacional de Educação. Regina é uma das escolhas pessoais de Agnelo para o governo.

- Secretaria de Turismo: Luis Otávio Neves (PSB) - Dono de agência de marketing, Luis entra na cota da coligação.

- Secretaria de Comunicação: Samanta Sallum - Jornalista e Assessora de Imprensa de Agnelo, escolha pessoal do governador.

- Secretaria de Fazenda: Valdir Moysés - Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

- Secretaria de Segurança Pública: Daniel Lorenz de Azevedo - Delegado da Polícia Federal. Perfil operacional e especialista no combate ao tráfico. Virá de Bogotá, na Colômbia, especialmente para a nomeação.

- Presidência do Banco de Brasília (BRB): Edmilson Gama da Silva - Experiente técnico da Caixa Econômica Federal (CEF). Atual superintendente nacional de atendimento e distribuição da estatal.

- Procuradoria-Geral do DF: Rogério Leite Chaves - Formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB), tem mais de 17 anos na Procuradoria do DF, fez parte da Câmara Legislativa e trabalhou na procuradoria do Banco Central. Hoje ele é conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF).









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com