Brasília, sexta-feira, 13 de junho de 2014 - 15:34
MOBILIDADE URBANA
Trecho Santa Maria-Plano Piloto do Expresso DF Sul é inaugurado
Fonte: Agência Brasília
Obra beneficiará 272 mil pessoas; viagem será mais confortável, em apenas 40 minutos
As obras do trecho do Expresso DF Sul, que liga Santa Maria ao Plano Piloto, foram inauguradas nesta sexta-feira (13) pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Agnelo Queiroz. O novo sistema beneficiará 272 mil moradores do Gama, Santa Maria e do Park Way e reduzirá o tempo de viagem de uma hora e meia para 40 minutos.
O Expresso DF Sul conta com 43,8 km de extensão, sendo 35 km destinados às faixas exclusivas de ônibus. A primeira etapa (Gama e Santa Maria) tem 36,2 km; 27,4 km são de faixas exclusivas para os coletivos. Também possui oito estações de embarque e desembarque, dois terminais e 22 viadutos.
"É o início de um sonho que começa a se transformar em realidade: o transporte público como prioritário. Por mais de 50 anos, o transporte individual foi prioridade", disse o governador Agnelo Queiroz.
A segunda etapa terá 7,6 km de faixas exclusivas para ônibus entre a Epia, próximo ao Park Way, e o terminal da Asa Sul. A previsão de conclusão dessa etapa é dezembro deste ano.
"Essa obra é muito importante porque vai facilitar a minha ida para o trabalho", disse o motorista José Batista Santos, morador de Santa Maria.
O investimento total do Expresso DF Sul é de R$ 761,4 milhões. Desse total, R$ 561,5 milhões vêm de financiamento público com juros subsidiados e outros R$ 199,9 milhões de contrapartida do GDF.
"O ônibus parece um metrô sobre rodas, em função da qualidade do veículo e do pavimento. Vai durar anos e anos. Fiquei impressionada com o projeto", disse a presidente Dilma Rousseff, após fazer o trajeto de uma das estações até o terminal.
A primeira fase de teste, sem a presença do público, já começou. A partir do dia 23, deverá começar a segunda fase, chamada "Operação Branca", com a presença do público, mas sem tarifação. Essa fase é necessária para os ajustes técnicos que garantirão a segurança dos usuários. As viagens ocorrerão das 11h às 14h. Durante a fase teste, circularão 12 ônibus articulados, com capacidade para 130 passageiros cada um.
Está previsto para 30 de junho o início da cobrança das passagens no trecho Gama-Plano Piloto, e, para 12 de julho, a do trecho entre Santa Maria e Plano Piloto.
"Foi abandonado o conceito de parada de ônibus e adotado o de estações de embarque", explicou o vice-governador Tadeu Filippelli.
Eixo Oeste e Metrô
Na cerimônia de inauguração, o GDF e a Caixa Econômica Federal assinaram um termo de compromisso para repasse de recursos do orçamento da União para execução das obras do Expresso DF Oeste e da Expansão do Metrô.
O projeto do Eixo Oeste prevê a implantação de 30,8 km de corredores exclusivos, 12 viadutos e um túnel na EPTG. O investimento previsto é de R$ 725,7 milhões.
A expansão e modernização do Metrô compreendem a construção de mais cinco estações, sendo duas em Ceilândia, duas em Samambaia e a primeira na Asa Norte. No total, a malha metroviária do DF será expandida em 7,5 km. O investimento previsto é de R$ 700 milhões e contará com recursos do "Programa de Aceleração do Crescimento".
O Expresso DF Sul conta com 43,8 km de extensão, sendo 35 km destinados às faixas exclusivas de ônibus. A primeira etapa (Gama e Santa Maria) tem 36,2 km; 27,4 km são de faixas exclusivas para os coletivos. Também possui oito estações de embarque e desembarque, dois terminais e 22 viadutos.
"É o início de um sonho que começa a se transformar em realidade: o transporte público como prioritário. Por mais de 50 anos, o transporte individual foi prioridade", disse o governador Agnelo Queiroz.
A segunda etapa terá 7,6 km de faixas exclusivas para ônibus entre a Epia, próximo ao Park Way, e o terminal da Asa Sul. A previsão de conclusão dessa etapa é dezembro deste ano.
"Essa obra é muito importante porque vai facilitar a minha ida para o trabalho", disse o motorista José Batista Santos, morador de Santa Maria.
O investimento total do Expresso DF Sul é de R$ 761,4 milhões. Desse total, R$ 561,5 milhões vêm de financiamento público com juros subsidiados e outros R$ 199,9 milhões de contrapartida do GDF.
"O ônibus parece um metrô sobre rodas, em função da qualidade do veículo e do pavimento. Vai durar anos e anos. Fiquei impressionada com o projeto", disse a presidente Dilma Rousseff, após fazer o trajeto de uma das estações até o terminal.
A primeira fase de teste, sem a presença do público, já começou. A partir do dia 23, deverá começar a segunda fase, chamada "Operação Branca", com a presença do público, mas sem tarifação. Essa fase é necessária para os ajustes técnicos que garantirão a segurança dos usuários. As viagens ocorrerão das 11h às 14h. Durante a fase teste, circularão 12 ônibus articulados, com capacidade para 130 passageiros cada um.
Está previsto para 30 de junho o início da cobrança das passagens no trecho Gama-Plano Piloto, e, para 12 de julho, a do trecho entre Santa Maria e Plano Piloto.
"Foi abandonado o conceito de parada de ônibus e adotado o de estações de embarque", explicou o vice-governador Tadeu Filippelli.
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O projeto do Eixo Oeste prevê a implantação de 30,8 km de corredores exclusivos, 12 viadutos e um túnel na EPTG. O investimento previsto é de R$ 725,7 milhões.
A expansão e modernização do Metrô compreendem a construção de mais cinco estações, sendo duas em Ceilândia, duas em Samambaia e a primeira na Asa Norte. No total, a malha metroviária do DF será expandida em 7,5 km. O investimento previsto é de R$ 700 milhões e contará com recursos do "Programa de Aceleração do Crescimento".
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