Brasília, terça-feira, 8 de outubro de 2024 - 20:54 | Atualizado em: 31 de outubro de 2024 - 9:43
SAEP encerra mandato vitorioso depois de 3 anos de retomada e conquistas
“Foram 3 anos de muita luta e reorganização para recolocar o Sindicato na agenda da categoria”, destaca a presidente Maria de Jesus
Nesta quarta (9) e quinta-feira (10), o SAEP realiza eleições para renovar a direção sindical. Maria de Jesus da Silva, atual presidente, é candidata à reeleição pela chapa única “Renovação e Reconstrução”. O grupo deve ser reeleito até quinta-feira (10) para mais 1 mandato à frente do Sindicato.
A atual Diretoria conclui uma gestão de desafios, já que os 2 ciclos anteriores foram de desorganização e desestruturação de nossa entidade representativa.
“Foram 3 anos de muita luta e reorganização para recolocar o Sindicato na agenda da categoria”, diz Maria de Jesus.
Esta crítica precisa ser feita em alto e bom som para que todos saibam que a atual gestão sindical retomou o SAEP completamente desmantelado. A entidade estava sem recursos materiais e financeiros e numa sede que sequer era possível receber os trabalhadores da categoria.
“Foram 3 anos de reconstrução”, ressalta Maria de Jesus. “Não medimos esforços para remontar o Sindicato”, completa a presidente.
Maria revela que a missão não está completa, pois “ainda há muito o que fazer”. Segundo a dirigente, o próximo mandato será de continuidade. “Queremos ampliar e solidificar essa reconstrução, que foi iniciada em 2022”, relembra ela.
Convenções e acordos
No atual mandato, além da remontagem do SAEP, com aluguel de nova sede, contratação de funcionários e assessoria, foram dados passos importantes.
“Priorizamos a retomada das negociações para melhoria das condições salariais da categoria, que foram aviltadas nos 2 mandatos anteriores”, aponta a presidente Maria de Jesus.
Leia abaixo as convenções coletivas assinadas pela atual gestão:
- Reajuste salarial para o ensino superior.
- Reajuste salarial para o educação básica.
Os números dessas convenções falam por si. E significam a retomada da ação sindical contra a inação dos 2 mandatos anteriores.
Futuro do SAEP
“Para o próximo triênio queremos desenvolver campanha de filiação ao SAEP, a fim de fortalecer a entidade. Queremos também ampliar e melhorar os convênios para atender demandas da categoria”, revela a atual presidente.
“E vamos continuar a luta, com propósito de melhorar as condições salariais das trabalhadoras e trabalhadores da base do SAEP. Além de lutar para melhorar o salário da categoria, vamos ampliar e/ou melhorar as chamadas cláusulas sociais – bolsa de estudos para os filhos dos trabalhadores e melhoria no auxílio-alimentação, por exemplo”, completa.
O próximo mandato vai ser de mais luta para reconsolidar o SAEP na base da categoria, “com propósito de fortalecer o Sindicato e leva-lo a novas vitórias, cujo significado vai ser melhorar as condições salariais e de vida dessa importante categoria de trabalhadoras e trabalhadores de administração escolar”, destaca a presidente Maria de Jesus.
Como votar
Não se esqueça, nos próximos 2 dias a categoria sindicalizada tem compromisso com o SAEP: votar e consolidar o fortalecimento do Sindicato!
Acesse o formulário on-line aqui e cadastre sua senha para a votação eletrônica no sistema VOTASMC/SAEP-DF.
O voto presencial será realizado por meio de urna disponível na sede do Sindicato e também em urnas itinerantes.
Últimas notícias
Consciência Negra: luta por igualdade de direitos não cessa
12/11 - 19:41 |
Feminicídio: trabalhadora em Educação é a 18ª vítima no DF
12/11 - 19:3 |
Jornada 6x1: PEC resgata debate da redução da jornada e faz máscaras caírem
5/11 - 17:7 |
Enem aborda tema intrínseco à luta sindical em defesa dos trabalhadores
4/11 - 14:34 |
Sindicato: necessária instância coletiva