Trabalhadores vão ao Congresso entregar pauta de reivindicações

Brasília-DF, domingo, 28 de abril de 2024


Brasília, segunda-feira, 4 de julho de 2011 - 12:17

AGENDA POLÍTICA

Trabalhadores vão ao Congresso entregar pauta de reivindicações

Veja, também, previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana

reprodução

As centrais sindicais realizam, nesta quarta-feira (6), mobilização nacional em defesa da Agenda Unitária da Classe Trabalhadora. A concentração vai ser em frente à Catedral, em Brasília.

Os participantes seguirão em passeata até o Congresso Nacional onde vão entregar às lideranças partidárias e aos presidentes da Câmara e do Senado a plataforma de reivindicações que compõe a Agenda Unitária da Classe Trabalhadora.

Veja a lista de reivindicações da classe trabalhadora:

- jornada de trabalho de 40 horas sem redução de salários;

- fim do fator previdenciário;

- regulamentação das Convenção 151 (negociação coletiva no setor público) e a ratificação da Convenção 158 (contra a demissão imotivada);

- mudança na política econômica governo (redução dos juros, novo projeto de desenvolvimento, mais e melhores empregos, salário igual para trabalho);

- garantia de aplicação de 10% do Orçamento da União em Educação; e

- reforma agrária e reforma urbana do solo, contra as discriminações e contra a precarização das relações de trabalho por meio de terceirizações.

Terceirização
A Comissão Especial da Câmara que debate a regulamentação da terceirização realiza audiência pública nesta quarta-feira (6). Na ocasião, devem debater o tema o ministro do Trabalho, Carlos Lupi; o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; e o presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Renato Sant´anna.

Reforma Política
Nesta quarta-feira (6), a Comissão Especial da Reforma Política realiza reunião para apresentação do anteprojeto de lei elaborado pelo relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Desoneração da folha de pagamento
Nesta quinta-feira (7), a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) realiza seminário para debater a "Desoneração da Folha de Pagamento". O debate que acontece o dia todo no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, terá início às 9h.

Câmara
Oito medidas provisórias estão na pauta. Uma delas é a MP 528/11, que corrige em 4,5% a tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física. Outra é a MP 529/11, que reduz de 11% para 5% a alíquota de contribuição do microempreendedor individual para a Previdência Social.

Senado
Está na pauta o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 116/10, que unifica a legislação sobre TV por assinatura no país. Entretanto, ele somente poderá ser apreciado após a votação da Medida Provisória 527/2011, que institui o regime diferenciado de contratações públicas (RDC) de obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas.

Dilma Rousseff
Terça e quarta-feira (6), a presidente Dilma Rousseff viaja para Caracas, retribuindo a visita que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, fez a Brasília no dia 6 de junho. Em seguida, a presidente participará das reuniões da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que engloba o Brasil e mais 11 países, e da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), formada por 33 nações.

Centrais sindicais
As centrais sindicais - CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CGTB e Nova Central -, fazem mobilização, em Brasília, por melhores salários. Será o Dia Nacional de Mobilização. Outra bandeira prioritária das centrais é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 44 para 40 horas semanais a jornada de trabalho.

ICMS
Sexta-feira (8), o Ministério da Fazenda apresenta aos secretários estaduais de finanças, durante Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária, proposta de mudança no ICMS. O texto reduz a alíquota do ICMS nas operações interestaduais para no máximo 4% até 2014. A equipe econômica acredita que a proposta limita o espaço para a guerra fiscal.

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Nesta semana
- Governo decide sobre redução da mistura do etanol anidro à gasolina, hoje em 25%, para até o piso de 18%, devido à baixa oferta do combustível no início da safra e ao cenário de estagnação na produção.

Segunda-feira (4)
- Presidente Dilma Rousseff comanda reunião da coordenação política do governo com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e líderes dos partidos aliados.

- Equipe técnica do Ministério da Agricultura negocia, em Moscou, fim do embargo à compra de carne suína brasileira.

- Força Sindical Nacional e Força Sindical do estado de São Paulo realizam, em São Paulo, a partir das 9h, plenária preparatória para a jornada nacional de lutas.

Terça-feira (5)
- Presidente Dilma Rousseff se reúne com o presidente da Venezuela, Hugo Chavez. Em seguida, ela participa das reuniões da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

- Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa, a partir das 9h30, de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para falar sobre política monetária.

- Comissão de Assuntos Econômicos do Senado analisa a indicação do diplomata e ex-ministro das Cidades no governo Lula, Márcio Fortes de Almeida, para o cargo de presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO).

- Reunião conjunta da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para discutir o Código Florestal. Serão ouvidos Elíbio Leopoldo Rech Filho, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Helena Bonciani Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

- Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel , participa em Paris, na França, da 2ª Cúpula de Negócios no Brasil (Entering a New Era for Trade and Investment). Ele retorna ao País na sexta-feira.

- Bancada do PMDB no Senado se reúne com o ministro do Esporte, Orlando Silva, para discutir Copa do Mundo e as Olimpíadas e o RDC (Regime Diferenciado de Contratações).

- IBGE divulga Índice de Preços ao Produtor (IPP) de maio.

Quarta-feira (6)
- Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado deve analisar mais três itens da reforma política: 1) lista fechada para deputados e vereadores, 2) cláusulas de desempenho, e 3) financiamento público de campanhas.

- Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado realiza audiência pública para debater a renovação das concessões no setor elétrico . Foram convidados o presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradores de Energia Elétrica (Abrage), Flávio Antônio Neiva; o presidente da Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), José Cláudio Cardoso; o representante da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Fonseca Leite; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

- Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado debate Código Florestal com Elíbio Leopoldo Rech Filho, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Helena Bonciani Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

- Comissão de Constituição e Justiça da Câmara pode votar o PL 113/03, do deputado Luciano Castro (PR-RR), que dispõe sobre o repatriamento de recursos depositados no exterior.

- Centrais sindicais promovem, em Brasília, Dia Nacional de Mobilização, em favor da luta por reajustes salariais.

- Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini , participa da 38ª Edição do "Melhores e Maiores" da revista Exame, em São Paulo.

- IBGE divulga Levantamento Sistemático da Produção Agrícola em junho.

Quinta-feira (7)
- Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado sabatina Augusto César Carvalho Barbosa de Souza, indicado para ocupar cargo de diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

- IBGE divulga IPCA de junho.

- Divulgação do IGP-DI de junho.

Sexta-feira (8)
- Ministério da Fazenda apresenta aos secretários estaduais de finanças durante Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária proposta de mudança no ICMS.

- Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de reuniões com investidores, em Nova York.

- IBGE divulga Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário de maio.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com