Senadora comemora regulamentação da Lei de Cotas

Brasília-DF, segunda-feira, 9 de junho de 2025


Brasília, terça-feira, 16 de outubro de 2012 - 18:12

EDUCAÇÃO

Senadora comemora regulamentação da Lei de Cotas


Fonte: Agência Senado

Metade das vagas vai para alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. A outra será preenchida por pretos, pardos e índios, na proporção de cada grupo na população do estado, conforme o IBGE. Todos deverão vir de escolas públicas

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou nesta terça-feira (16) a regulamentação do sistema de cotas em universidades e escolas técnicas federais para alunos de escolas públicas, com critérios complementares de renda e étnico-raciais.

Decreto e portaria com as novas regras que facilitam o ingresso de estudantes da rede pública em instituições federais de ensino superior foram publicados na edição desta segunda-feira (15) no Diário Oficial da União.

A Lei de Cotas (Lei 12.711/12) define que ao menos 50% das vagas sejam ocupadas pelo sistema de cotas, índice a ser atingido em quatro anos e já deve ser aplicada aos vestibulares para ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2013. No primeiro ano, o percentual mínimo será de 12,5%.

"É um passo importante no sentido de que a gente precisa construir um novo país. Um país em que a igualdade e não há desigualdade seja a marca principal", disse a senadora.

Metade das vagas vai para alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. A outra será preenchida por pretos, pardos e índios, na proporção de cada grupo na população do estado, conforme o IBGE. Todos deverão vir de escolas públicas.

O principal argumento apresentado pelos críticos à lei é de que o sistema fere a igualdade de direitos, mas a senadora argumentou que a medida é necessária para garantir oportunidades aos mais pobres. A senadora também assinalou que o sistema não é definitivo e valerá inicialmente por dez anos, quando então será reavaliado.

"Não dá para comparar o preparo de um jovem estudante de uma instituição privada que também tem a oportunidade de estudar em um cursinho vestibular com o de um aluno que estuda em uma escola pública, geralmente no turno noturno porque passa o dia interior trabalhando", afirmou.

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/2008, que deu origem à lei das cotas em universidades federais, é da deputada Nice Lobão (PSD-MA), e foi aprovado no início de agosto pelo Senado, depois de 13 anos de tramitação no Congresso.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com