Comissão do Senado rejeita proposta da Reforma Trabalhista

Brasília-DF, segunda-feira, 18 de março de 2024


Brasília, terça-feira, 20 de junho de 2017 - 18:28      |      Atualizado em: 26 de junho de 2017 - 9:35

REFORMA TRABALHISTA

Comissão do Senado rejeita proposta da Reforma Trabalhista

Nesta terça-feira, dia 20, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal rejeitou por 10 votos contra e 9 votos a favor, o relatório do Senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) apresentado ao projeto de lei da Reforma Trabalhista.

O relatório apresentado pelo Senador Ferraço simplesmente ratificava o texto já aprovado na Câmara dos Deputados e não promovia nenhuma alteração no projeto e não acolhia nenhuma das 226 emendas apresentadas. Emendas inclusive da base governista.  O parecer limitava a sugerir eventuais vetos à Presidência da República.

Pelo processo legislativo, quando um parecer é derrotado, se faz necessário aprovar um texto alternativo, que regimentalmente chama Voto em Separado, ou Parecer Vencedor. Neste caso a Comissão de Assuntos Sociais aprovou voto em separado do senador Paulo Paim (PT-RS) que pede a rejeição integral da reforma proposta pelo governo Temer.

O relator, a mando do governo, não acatou nenhuma emenda, porque se fizesse qualquer mudança de mérito na proposta, o texto teria que voltar à análise da Câmara dos Deputados novamente, atrasando assim a tramitação da matéria. E o governo tem pressa de entregar esta reforma ao mercado. E isso se justifica porque, quem mantém o governo Temer não sabe até quando poderão sustentá-lo no cargo, assim tem urgência de ver a aprovação final das reformas.

O resultado representa uma grande derrota para o governo, e um vitória para os trabalhadores e para os movimentos organizados contrário à reforma que retira direitos trabalhistas.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ao encaminhar o voto do PCdoB, indagou: “Dizem que não vão mexer no salário mínimo, mas na prática acabam com o salário mínimo quando criam o trabalho intermitente, por hora. O que faz o trabalhador se o número de horas trabalhadas não alcançarem o salário mínimo? ”.

Para o presidente da CTB, Adilson Araújo, a rejeição é consequência da luta que vai tomando as ruas de todo o Brasil. Para a CTB "a luta em defesa dos direitos sociais e trabalhistas e contra as reformas entra em uma fase crucial. A unidade da classe trabalhadora é fundamental para a luta e fazer, mais uma vez, uma grande GREVE GERAL. Somente a luta será capaz de sepultar, de uma vez por todas, o ilegítimo governo Temer e barrar a agenda regressiva que ele representa”, afirmou Adilson.

É importante salientar que esta foi uma grande vitória, mas a luta ainda não terminou. A matéria agora segue para Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e já nesta quarta-feira, dia 21, o governo promete ler o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR), e iniciar a discussão.

Pela previsão otimista do governo os debates nas comissões deverão ser encerrados no próximo dia 28. Depois disso, a proposta de Reforma Trabalhista segue para análise no Plenário. Segundo Romero Jucá, líder de Temer no Senado, o governo pretende aprovar a retirada dos direitos trabalhistas até o início de julho.

Os parlamentares de oposição, as centrais sindicais, e os movimento sociais prometem continuar firma na luta e tentar de todas as formas submeter o governo a mais uma derrota. Já no dia 30 de junho estão convocando uma GREVE GERAL, que pretende ser a maior da história, para demonstrar que a classe trabalhadora está disposta a lutar e resistir contra o fim das leis de proteção aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Vamos à luta!









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com