3 anos do 8/1: dia de celebrar a democracia contra o golpismo bolsonarista

Brasília-DF, quinta-feira, 8 de janeiro de 2026


Brasília, quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 - 20:1

3 anos do 8/1: dia de celebrar a democracia contra o golpismo bolsonarista

Centrais sindicais convocam atos públicos para esta quinta-feira, com intenção de reafirmar o compromisso com o Estado Democrático. Ação se dá 3 anos após ataques aos Poderes em tentativa de golpe de Estado. Governo também celebra soberania popular

Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

O 8/1 faz parte do calendário oficial do Distrito Federal como “Dia em Defesa da Democracia”, e também do Estado Democrático de Direito, que estiveram ameaçados em 8 de janeiro de 2023.

Para celebrar a data, as centrais sindicais convocaram ato público, que vai ser realizado pela manhã, na via N1, em frente ao Palácio do Planalto. A concentração começa às 8 horas.

A mobilização ocorre em, pelo menos, 20 capitais e em Lisboa (Portugal).

O objetivo é reafirmar o compromisso com o Estado Democrático de Direito e manifestar rejeição ao PL da Dosimetria, cujo propósito é anistiar os golpistas que intentaram contra a democracia, com objetivo de implantar regime de exceção no Brasil sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ora preso por esta razão.

O Palácio do Planalto terá cerimônia simbólica, sob o comando do presidente Lula (PT). Participam do evento representantes de partidos, movimentos sociais e centrais sindicais.

Após, Lula deve descer a rampa do Palácio para saudar a população.


Relembrar para nunca repetir

A ideia de celebrar o 8/1 busca reforçar que os ataques não foram fatos isolados, como tentou alegar a defesa dos líderes da trama golpista.

Também serve para relembrar o horror, para que nunca seja repetido. E para conscientizar a sociedade sobre os prejuízos que a instabilidade política provoca para empregos, renda e políticas públicas. Ditadura prejudica o desenvolvimento do País e quem mais sofre com isso é o povo. São os trabalhadores.


Vandalismo e punição

Em 8/1 de 2023, grupos antidemocráticos inconformados com o resultado das eleições de 2022 realizaram ataques às sedes dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios.

Imagens da depredação dos patrimônios histórico e cultural foram amplamente divulgadas em portais de notícias e redes digitais. Não é mais cabível tentar negar a tentativa de golpe de Estado contra a democracia e o Estado de Direito.

Nas cenas que denunciaram o vandalismo causado pela trama golpista, os autores aparecem proferindo gritos de ódio. Também clamavam pela derrubada do Estado Democrático, com a tomada do poder e a volta da ditadura antipovo e antitrabalhador.

O movimento foi logo reprimido. Os organizadores, identificados e julgados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Entre eles, o ex-presidente Bolsonaro, líder da trama golpista.


Leia mais sobre a condenação dos responsáveis pelos ataques.









Últimas notícias

Notícias relacionadas



REDES SOCIAIS
Facebook Instagram

Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal

SCS Quadra 1, Bloco K, Edifício Denasa, Sala 1304,
Brasília-DF, CEP 71398-900 Telefone (61) 3034-8685
recp.saepdf@gmail.com